Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 12 de Novembro de 2004 às 11:09

    Imprimir


O fungo causador da ferrugem asiática da soja, já foi identificado em quatro estados brasileiros - Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná - nesta safra 2004/2005. De acordo com a Embrapa Soja, os focos não estão em áreas de plantio comercial, mas sim nas de soja com germinação voluntária, ou em unidades de alerta dos participantes do Consórcio Anti-ferrugem.

A presença do fungo nos municípios gaúchos de Sananduva e Nonoai foi confirmada pelo Laboratório de Fitopatologia da Universidade de Passo Fundo. Em Nonoai, a ferrugem foi encontrada em plantas germinadas voluntariamente, próximas a armazéns de semente. Já em Sananduva, as amostras de ferrugem são de plantas de soja que germinaram dentro de uma lavoura de trigo. Essas plantas de soja sobreviveram à ocorrência de geadas e, protegidas pelo cultivo de trigo, mantiveram a ferrugem.

Informações detalhadas sobre a ferrugem asiática da soja e formas de identificação e controle, mapa de ocorrência da doença e outros dados estão disponíveis no site www.cnpso.embrapa.br/alerta.




Fonte: Embrapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367866/visualizar/