Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 11 de Novembro de 2004 às 10:43

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa adquiriu um aparelho de testes, o Bera, que vai dar mais um suporte técnico aos profissionais para a realização de exames audiométricos. Trata-se de um novo aparelho de avaliação auditiva, que facilita a identificação de problemas auditivos dos pacientes que não tem condições de responder ao testes comuns, como recém-nascidos, crianças e adultos com comprometimento motor, neurológico ou mental. O "Bera" é um exame de respostas eletrofisiológicas que registra a atividade elétrica percorrendo o sistema auditivo durante um estímulo sonoro. O aparelho foi adquirido com recursos próprios da Saúde e custou R$ 200 mil.

Segundo a fonoaudióloga Janete Barzotto, o setor de tratamento auditivo de Mato Grosso tem sido referência em exames audiométricos. "Muitos Estados nos tem procurado para obter orientações sobre métodos e procedimentos quanto a tratamentos auditivos e precisamos ter o melhor equipamento para isso", disse ela.

Para melhor atender a população foi montada uma sala acústica, eletricamente tratada e devidamente equipada com aparelhos de alta tecnologia que auxiliam os médicos na hora da conclusão do diagnóstico. O médico anestesista Hudson Marcelo da Costa disse que a estimativa é atender cerca de cinqüenta pacientes por mês.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3% da população tem problemas de audição, e muitas vezes a pessoa não tem conhecimento do problema. "O problema começa com um simples zumbido que passa desapercebido pela pessoa. Com esse novo equipamento, será possível oferecer aos usuários do SUS um tratamento de qualidade com todo conforto e segurança necessários para um diagnóstico preciso e eficaz", afirma Hudson da Costa.

GRATUIDADE - Para o diretor-geral do Centro de Reabilitação, Pedro Martins D´Ornellas, esse aparelho de alta complexidade vem atender a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde que necessitam de um atendimento especializado.

Segundo ele, o paciente é submetido a vários exames, mas é o exame do Bera que confirma o diagnóstico. "Se confirmada a necessidade de uso do aparelho auditivo, o paciente entra na lista de solicitação do aparelho. Todo o procedimento é gratuito, inclusive a liberação do aparelho auditivo", disse.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367919/visualizar/