Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 08 de Novembro de 2004 às 12:52

    Imprimir


Em comemoração ao Dia da Cultura, 05 de novembro, a Secretaria de Estado de Cultura promoveu um evento com programação especial na Praça Ipiranga, centro da Capital. Centenas de pessoas que passaram pelo local foram presenteadas, durante todo o dia, com muitas atrações artísticas, performances circenses, música, teatro, dança e posia.

"A programação foi intensa, tivemos a presença de vários grupos artísticos na praça. O importante é que as pessoas viram que existe um dia que é dedicado à Cultura", frisou o Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. No entanto, ele ressaltou que as ações de cultura devem ser feitas todos os dias do ano, pois hoje Cultura é a palavra de ordem de cidadania, inclusão social e crescimento da economia.

A secretária-adjunta de Cultura, Eliana Bess, lembrou como Mato Grosso está no centro do Brasil, nada mais justo do que mostrar a sua diversidade cultural. "É uma oportunidade importante para estar lembrando de cada segmento da nossa cultura".

A programação iniciou pela manhã com retreta da Banda do Exército. No período da tarde as atrações ficaram por conta do grupo Ágape Cia Break, com a presença de Paulinho Linha Dura e DJ Taba. Após o rap e as manobras do break, teve a performance do ator Vinícius Rangel, integrante do Teatro Grite.

Durante seu espetáculo "Histórias dos Meus Bolsos", Vinícius interagiu com o público, chamou integrantes da platéia para participar e com as suas brincadeiras e palhaçadas fez juntar cada vez mais pessoas na praça. Segundo Rangel, esta atração tem mesmo a intenção de chamar e divertir o público. "O que eu gosto é de levar a arte para a praça, estar em contato com o povo e o espetáculo quem faz é o publico", destacou.

Para a funcionária de um supermercado de Cuiabá, Regina Maria da Costa, eventos como este devem ser contínuos. "A maioria das pessoas não tem contato com a cultura, com músicas que nos trazem mensagens boas. Eu, por exemplo, não conhecia este grupo de break", revelou.

O almoxarife Nivaldo de Castro Júnior, também contou da sua alegria em estar presenciando o evento. "Estamos mesmo precisando de mais lazer e conhecimento. Eu passei pela praça só para ver o que estava acontecendo e decidi ficar pela qualidade das atrações", contou.

Exposição de livros e artesanatos também ilustraram o Dia da Cultura. Entre os espetáculos musicais e cênicos, aconteceram também intervenções dos bonecos gigantes e palhaços pernas-de-pau do Laboratório Cênico Leite de Pedras e muita emoção com as performances poéticas de Neneto Sá e Luciene Carvalho.

O Coral Infantil da UFMT levou todo o lirismo do melhor da Música Popular Brasileira para a Praça, o grupo de dança Somos o Show apresentou um misto de estilos de dança, a Cia Mosaico encenou o Auto da Estrela Guia e fechando as atrações se apresentaram a Cia de Dança e Balé Mato Grosso, a Banda Café Pequeno, Edinho Cuiabano e banda Somos Assim. Cantando e dançando a noite cultural se estendeu.




Fonte: Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368181/visualizar/