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Meio Ambiente
Terça - 02 de Novembro de 2004 às 10:47
Por: Mark Ward

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Qualquer pessoa na faixa dos 30 anos pode se lembrar da época em que deixar uma mensagem gravada no telefone era uma novidade tão grande quanto os telefones de tecla. Para os mais jovens, porém, deixar uma mensagem de voz é coisa do passado. O progresso tem pouco respeito por inovação ou tecnologia. De uma posição de quase ubiqüidade, as máquinas de fax estão em declínio. Os pagers estão prestes a seguir o mesmo destino e a empresa britânica O2 deve acabar com seu sistema de pager no fim deste ano.

Mensagem de voz no telefone pode ser a próxima desta lista, simplesmente porque é uma tecnologia que uma geração inteira simplesmente não usa. Uma pesquisa feita pela empresa de mensagens gravadas Mobeon sobre quem está preparado para usá-las revelou uma enorme diferença ligada à idade.

"Pessoas mais jovens não usam mensagens gravadas", diz Anthony Beswick, da Mobeon. "Eles tendem a mandar mensagens de texto (ou torpedos) uns para outros".

Às vezes, mensagens de voz em celular são difíceis de ouvir

Paciência

A razão para isso é a mudança nos tipos de comunicação que as pessoas se acostumaram a usar.

"Se você olhar para a geração jovem, eles cresceram em um mundo onde a informação acontece em tempo real", ele diz.

Isso significa que eles não têm paciência com um sistema que demanda que eles deixem uma mensagem para alguém, na esperança de que ela seja ouvida em algum momento, ou que os faz ligar para outro número e saber quem estava tentando entrar em contato.

Em contraste, pessoas mais velhas estão acostumadas à informação condicionada ao tempo e, por causa disso, ficam contentes em deixar mensagens ou discar para ouvir as que foram deixadas.

Uma outra razão por que os jovens não precisam de mensagem gravada é que eles mantêm os seus celulares perto deles e ligados o tempo todo. Eles nunca estão fora de alcance e, por isso, não há necessidade de deixar mensagem.

"As mensagens de voz tratam de um problema que os jovens nunca têm", diz Beswick.

Além disso, segundo ele, os jovens desenvolveram todos os tipos de tática para lidar com torpedos e mensagens instantâneas que surgem quando eles estão em uma reunião ou na aula.

Essa diferença entre as gerações cria um enorme problema para as empresas, porque elas podem acabar em uma situação em que metade de seus funcionários deixa mensagens para a outra metade que nunca as ouve.

Tecnologia problemática

Até mesmo os usuários de mensagens gravadas têm boas razões para parar.

Pessoas muito ocupadas podem ser ver presas a um ciclo sem fim de ter que ouvir mensagens gravadas que foram deixadas enquanto eles ouviam suas mensagens. Tem também o problema de ouvir o que as pessoas estão dizendo. Especialmente se deixaram uma mensagem usando um celular em uma estação de trem barulhenta e você está ouvindo em outro celular, em uma estação de trem barulhenta.

Muitas empresas começam a encontrar soluções para esses problemas. A Spinvox criou um serviço que transforma mensagens de voz em texto que é enviado ao seu telefone. O diretor de Desenvolvimento da Spinvox, Daniel Doulton, disse que a idéia para o serviço surgiu porque ele a a co-fundadora da empresa, Christina Domecq, estavam cansados de jogar "tênis de mensagem de voz".

Pesquisa feita pela empresa mostrou que outras pessoas estavam tão cansadas quanto eles.

Entre os entrevistados na pesquisa da Spinvox, 85% disseram que tinham que ouvir duas vezes uma mensagem para conseguir entender o que estava sendo dito ou anotar números ou detalhes para contato que tinham sido deixados.

Doulton diz que as pessoas geralmente se incomodam com alguém que atenda a um telefonema no meio de uma reunião, mas que poucos vêem algum problema se alguém pára por poucos segundos para ler uma mensagem.

Talvez a mensagem de voz acabe sendo uma daquelas coisas que provocam espanto nos jovens, como levantar da cadeira para trocar o canal de TV.





Fonte: BBC Brasil

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