Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 06 de Novembro de 2012 às 07:49

    Imprimir


Em meio aos conflitos na região Araguaia, pela desocupação de terras indígenas na gleba Suiamissú, o deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT) apresentou requerimento (2678/2012), nesta segunda-feira (05), solicitando a criação de uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, com o objetivo de analisar a situação dos moradores da região.

Uma decisão tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, no fim do mês passado, concedeu ao Ministério Público Federal autorização para desocupar a região, onde hoje vivem cerca de 1.500 famílias.

A desocupação da área tem gerado preocupação já que existe risco de conflito armado, já que os produtores rurais se recusam a sair da terra. O Exército e a Força Nacional estão na região desde a última semana.

Para Fagundes a criação da Comissão Externa pode ajudar a solucionar o problema. “Os membros da Comissão vão visitar e conhecer de perto a situação dos moradores da região e construir uma possível alternativa a ser apresentada ao Governo Federal”, explica.

 

Marãiwatsédé

Território Xavante, a região homologada em 1998 pela União como reserva indígena Marãiwatsédé, tem 167 mil hectares dentro da Fazenda Suiamissú, entre os municípios de São Felix do Araguaia e Alto Boa Vista.

 

Manifestação

Pela segunda vez este ano, mulheres que vivem na gleba Suiamissú fizeram protesto em frente ao Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (05), para tentar reverter a ordem de despejo.

“A gleba existe há cerca de 30 anos e hoje conta com mais de seis mil moradores. E é em nome do nosso povo que estamos aqui lutando para que juntos encontremos alternativa que não prejudique ninguém. Já nos reunimos com os Xavantes e eles estão dispostos a ir para outro local”, explica Sandra Rocha, moradora da gleba.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/36870/visualizar/