Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 31 de Outubro de 2004 às 11:11
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


Mato-grossense de criação, paulista de nascimento, Alexandre Luiz Cesar chegou em Mato Grosso aos sete anos de idade, quando o pai, Antônio Humberto Cesar, foi aprovado em um concurso para a magistratura. Oriundo do movimento estudantil, iniciou sua militância política ainda na Escola Técnica Federal, no momento de transição dos centros cívicos para os grêmios estudantis.

Em Cuiabá desde 1979, o candidato do PT à prefeitura municipal é procurador do Estado e professor de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso, instituição onde se formou e intensificou a sua militância. Foi secretário-geral do Centro Acadêmico de Direito, 08 de Abril, e depois primeiro-secretário do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Neste período, foi também o vice-presidente da região Centro-Oeste na diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE).

No início da década de 80, um acidente automobilístico em Chapada dos Guimarães, tirou a vida do seu pai. O fato fez com que a família de Alexandre Cesar, que na época estava com 16 anos, decidisse se consolidar em Cuiabá. Amparado pela mãe, Deives Christofolett, a quem Alexandre atribui a virtude de manter a união familiar, o candidato petista se formou e constituiu família em Cuiabá.

Casado com a médica veterinária Alessandra Cesar, aos 35 anos é pai de duas filhas, Gabriela de 15 anos e Luíza de 9. "Minha mãe é uma guerreira. Família é a base forte", definiu.

A sua filiação ao PT se deu em 1989, ano da primeira disputa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Atuou em diversos setores de organização do partido. Foi secretário de juventude, de assuntos institucionais e presidente da Executiva Municipal. Desde sua filiação, ele só se afastou da direção da sigla no período em que se dedicou ao mestrado em Santa Catarina. Quando retornou do mestrado, retomou a militância política e a direção partidária como secretário-geral e vice-presidente. Cesar, em 2001, foi eleito presidente estadual do PT na primeira eleição direta realizada por um partido político.

Na Procuradoria do Estado, exerceu o cargo de presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) por dois mandatos. Nas eleições municipais de 2000, compôs a chapa majoritária encabeçada pela então deputada estadual, hoje senadora Serys Slhessarenko, na vaga de vice-prefeito. Em 2002 Alexandre Cesar, candidato ao governo do Estado, ficou em terceiro lugar, sendo o primeiro candidato mais votado em Cuiabá. Em 2003, ele assumiu a Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, cargo que ocupou por mais de um ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368865/visualizar/