Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 31 de Outubro de 2004 às 08:53
Por: Ana Drumond

    Imprimir


O inédito e tão esperado segundo turno das eleições municipais em Cuiabá acontece hoje. O destino dos candidatos Alexandre Cesar (PT) e Wilson Santos (PSDB) será decidido voto-a-voto, tendo em vista a acirrada disputa instalada nesta segunda fase da escolha do sucessor do prefeito Roberto França (PPS). Estão aptas a votar 347.004 pessoas, mas o feriadão poderá afastar um número significativo de eleitores das 849 seções eleitorais, distribuídas em 154 locais de votação.

O voto feminino do maior colégio eleitoral do Estado tem maior peso na Capital já que, do total de eleitores, 51,80% são mulheres. A Justiça Eleitoral montou estrutura semelhante à do primeiro turno, sendo mantido convênio com a Polícia Militar para garantir a segurança do pleito. Em cada local de votação, desde ontem, estão dois policiais. No total, são 1.114 homens e mulheres com a farda da PM. Locais que abrigam um número maior de seções eleitorais e, portanto, de eleitores, o policiamento será reforçado, inclusive para coibir a boca-de-urna.

É o caso da Escola Orlando Nigro, por exemplo, onde votam mais de seis mil eleitores. Além disso, A PM colocará a disposição um oficial para cada um dos 11 juizes eleitorais, a fim de facilitar o cumprimento das determinações dos magistrados, especialmente no combate à boca-de-urna e compra de votos.

O ginásio Verdinho, localizado no bairro CPA I, abrigará o "cadeião", local designado para o aprisionamento pessoas detidas por crime eleitoral. No primeiro turno, 15 pessoas foram conduzidas ao "cadeião".

Cerca de quatro mil mesários trabalham hoje, os mesmos convocados para o primeiro turno. A apuração e totalização dos votos acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal. A contabilidade dos votos terá início logo após o término do período de votação - das 8 horas às 17 horas. Foram colocados telões para que o público acompanhe a apuração.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368880/visualizar/