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Cidades/Geral
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 21:57
Por: Rosi Medeiros

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Setenta e cinco por cento dos produtos examinados pelo Setor de Pré-Medidos do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq), no mês de outubro, foram reprovados porque o peso real do produto estava abaixo da quantidade informada na embalagem. “Esse é um índice bastante alto. Teve um produto que a diferença foi de quase 100 gramas, numa embalagem que indicava o peso de 500 gramas”, informou a gerente do Setor, Jussara de Souza Amaral.

Os produtos com suspeita de irregularidade foram coletados em supermercados das cidades de Cuiabá, Jangada, Juara, Rosário Oeste, Nobres, Alta Floresta e Campo Verde. Foram levados para o laboratório de exames de pré-medidos do Imeq 62 itens de produtos alimentícios, limpeza e outros de uso doméstico. Destes, 47 foram reprovados e apenas 15 aprovados.

Nos casos dos reprovados, os fabricantes são autuados e têm 15 dias para apresentar a defesa para a Junta de Julgamento do instituto. Se as justificativas não forem aceitas, a empresa será multada pela irregularidade. De acordo com a gerente do Setor de Pré-Medidos, o objetivo da fiscalização é verificar se o consumidor não está sendo lesado — e também ajudar na regulação do mercado.

A fiscalização nos supermercados para aferir a pesagem dos produtos é uma rotina no trabalho do Imeq. “A nossa equipe faz em torno de 600 a 800 pré-exames dentro de um estabelecimento. Nós verificamos todos os produtos do local”, informou Jussara. O pré-exame é a pesagem de cinco produtos da mesma marca, dentro do supermercado. Se houver indicação de que o peso real do produto está abaixo do indicado na embalagem, este é recolhido e levado para o exame laboratorial do instituto para aferição com equipamentos de maior precisão.

A gerente do setor de Pré-Medidos destacou que o consumidor deve estar atento às informações contidas nas embalagens para um compra consciente. “Se houver alguma suspeita de que a quantidade informada não é o peso real do produto, o consumidor pode denunciar para o Imeq”, disse. Neste caso, as reclamações são apuradas pelo órgão para saber se de fato o consumidor tem razão. O telefone do Imeq para denúncias é o 624-8785 ou pelo site do Instituto (www.imeq.mt.gov.br), onde o consumidor poderá acessar o link “denúncia on-line” e fazer sua reclamação.




Fonte: Secom - MT

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