Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 19:36

    Imprimir


Criar a base para o futuro do esporte de alto rendimento no país. Com este objetivo o Comitê Olímpico Brasileiro realiza a oitava edição dos Jogos da Juventude, entre os dias 4 e 14 de novembro, em Brasília, com a participação de aproximadamente três mil jovens de 10 a 17 anos (nascidos entre 1987 e 1994), representando 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Assim como nas duas últimas edições (Goiânia e Brasília), a maior competição do esporte nacional, em qualidade e quantidade, terá 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis de mesa e vôlei, todos no masculino e feminino, e ainda natação sincronizada, ginástica rítmica e pólo aquático masculino.

Ao longo dos anos, os Jogos da Juventude ajudaram a revelar atletas que são destaques do esporte olímpico brasileiro, como por exemplo, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito e seu irmão Diego; o judoca Tiago Camilo, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, além dos nadadores Carlos Jayme, bronze no revezamento 4x100m em 2000, e Gabriel Mangabeira, sexto lugar nos 100m borboleta em Atenas 2004.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, destaca a importância da competição para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no país. "Os Jogos da Juventude são um celeiro de jovens atletas. É uma competição importante no calendário esportivo nacional e que reúne o que há de melhor nas equipes estaduais para atletas de até 17 anos. Além disso, serve de motivação para que esses jovens atletas continuem buscando aperfeiçoar suas marcas, melhorar seus resultados e, com isso, formar um contingente que daqui a alguns anos estará representando o país nas competições internacionais".

Com uma pontuação independente para cada uma dessas modalidades, para as quais serão atribuídos pontos do primeiro ao oitavo lugares, será concedido o Troféu Eficiência "Adhemar Ferreira da Silva", instituído em 2001, para o estado que obtiver a maior pontuação na classificação final. São Paulo é o atual campeão dos Jogos da Juventude.

A etapa nacional dos Jogos da Juventude concentra as equipes campeãs dos Jogos Estaduais, realizados anualmente em todas as regiões do Brasil. As competições seguem os regulamentos estabelecidos pelas respectivas Confederações das modalidades.

Os Jogos da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte, governo de Brasília e das Confederações Olímpicas Brasileiras.




Fonte: COB

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369080/visualizar/