Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 20:09
Por: Iolando Lourenço

    Imprimir


O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse hoje que a questão da abertura dos arquivos militares do período da ditadura é um tema complexo. “Todos os países do mundo que tentaram resolver isso às pressas, no “canetaço”, não resolveram nada”, afirmou.

Segundo José Dirceu, “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que todos nós conhecemos e sabemos que ele tem autoridade, exerce autoridade, quer o diálogo e quer buscar o entendimento”.

“Essa é uma questão democrática que nós vamos resolver, vamos equacionar adequadamente. Recebemos do governo passado o decreto (mantendo em sigilos documentos secretos por um período de 50 anos), mas nós vamos fazer de maneira que ajude o país avançar na democracia e não crie problema para o país”, disse.

Hoje, após participar de almoço com o presidente Lula e o ex-presidente Itamar Franco, na Granja do Torto, o ministro José Dirceu garantiu que ainda não está decidida a edição de Medida Provisória para a criação de comissão interministerial para tratar da questão da abertura dos arquivos militares.

“Nada disso está resolvido. Nós, os ministros que têm responsabilidade sobre o assunto, conversamos ontem e nós vamos levar essa questão depois do feriado ao presidente Lula”, disse José Dirceu.

Com a divulgação pela imprensa de fotos que poderiam ser do jornalista Vladimir Herzog, morto durante o regime militar, veio à tona as discussões sobre a abertura dos arquivos militares.

Na área do Legislativo, o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha, iniciou nesta semana as conversas sobre as possibilidades e as formas de se abrirem os arquivos do período militar.

João Paulo se reuniu ontem com o ministro da Defesa, José Viegas, para tratar do assunto, e no mesmo dia recebeu em seu gabinete o comandante do Exército, general Francisco Albuquerque.

O presidente da Câmara também defende cautela no trato do assunto e tem demonstrado confiança no sentido de encontrar uma solução para a divulgação dos arquivos do período militar.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369290/visualizar/