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Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 19:29
Por: NIKA PEREIRA

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Combater a evasão escolar, a violência, melhorar a relação entre aluno e professor e elevar a auto-estima dos servidores, visando a uma educação de qualidade, sempre foi um desafio para o sistema de ensino da rede pública. O programa implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), denominado Escola Ciclada, tem mudado a rotina de uma escola.

A Escola Estadual Dom José do Despraiado adotou a metodologia do aprendizado, que está unindo professor, aluno e comunidade. Através do projeto Qualidade de Vida, que é desenvolvido dentro do programa Escola Ciclada, os professores desenvolvem com os alunos, atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente e ao Corpo Humano usando temas como a água, o corpo e o lixo.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2002, mas só ganhou força em 2003 quando os professores resolveram se unir em prol do aluno. "Decidimos retomar o projeto Qualidade de Vida, depois de uma pesquisa de campo feita para saber as necessidades dos moradores dos bairros vizinhos, e também porque este ano se comemora o Dia da Campanha da Fraternidade" disse a diretora da escola, Janice de Figueiredo Romero.

Nos últimos seis meses, os estudantes realizaram várias atividades culturais, como o folclore, dança, teatro, música, reciclagem de lixo, além da discussão sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Para avaliar o aluno, o professor faz um relatório descrevendo como foi o desenvolvimento e o comportamento dele em cada atividade.

Segundo a diretora da escola, Janice Figueiredo Romero, depois que o projeto foi implantado, a relação entre professor e aluno melhorou 90%."Eles estão mais participativos, interessados, e até a freqüência escolar aumentou. Não temos mais violência", enfatiza Janice, que é servidora da educação há 25 anos.

A escola Dom José do Despraiado, que está localizada no bairro Senhor dos Passos, desde 1974, possui 580 alunos e 30 professores."Existem críticas em relação ao programa Escola Ciclada, no início também tivemos dificuldade de desenvolver o programa, mas nos unimos em prol do aluno, e hoje servimos de exemplo. É um pena que o professor continue preso à nota como sistema de avaliação", explica a diretora.

A experiência de ter essa metodologia de ensino está transformando a vida da aluna Janaína Laura Soares Palácio, de 15 anos. "Eu era tímida e tinha vergonha de participar de qualquer atividade, não ligava para os estudos. Hoje, me sinto valorizada e aprendi a questionar e ter opinião própria", declarou a estudante.

Para Carmem Lúcia Giuntini, professora há 16 anos da rede estadual, as escolas não conseguem se desvincular da metodologia antiga. "Não basta avaliar o aluno por nota, por isso fazemos o relatório, o pai quando vem a escola já pede pra ver como anda o filho e não a nota. É preciso fazer com que os alunos pensem, evoluam, e tenham suas próprias opiniões", avalia a Carmem.

No dia 11 de novembro, durante o período da manhã, alunos, professores e assessores pedagógicos estarão apresentando várias atividades desenvolvidas na escola, com o tema "Direito de Cada Um e Direito de Todos".

ESCOLA CICLADA - A Escola Ciclada é uma outra forma de organizar as escolas públicas estaduais. A antiga organização de 1ª a 8ª série, deu lugar aos ciclos de formação. Com a finalidade de manter as crianças e os jovens na escola, oferecendo melhor qualidade no ensino público. Cerca de 85% das unidades de Ensino Fundamental estão organizadas em ciclos.

O Ensino Fundamental foi estruturado em três ciclos, sendo que cada um tem a duração de três anos. O primeiro compreende a infância de crianças de 6 a 9 anos; o segundo, a faixa etária de 10 a 12 anos, e o terceiro ciclo, os alunos estão na faixa etária de 12 a 15 anos.




Fonte: Seduc-MT

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