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Economia
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 08:37
Por: Sandra Pinheiro Amorin

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Após a fase de reestruturação, os investimentos estão programados para serem realizados a partir deste ano e seguirão um cronograma até 2009. Serão 446 milhões destinados à recuperação da via permanente das três ferrovias pertencentes à Brasil Ferrovias.

Outros R$ 339 milhões serão aplicados na manutenção da frota existente e outros custos e mais R$ 848 milhões serão utilizados para compra de locomotivas e vagões.

Conforme informação da assessoria da Brasil Ferrovias, apenas para o próximo ano a demanda da holding é de 200 vagões e 70 locomotivas.

O protocolo de intenções assinado ontem pela Brasil Ferrovias e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para revitalização da empresa prevê ainda a efetivação de um termo de ajustamento de conduta para estabelecer as responsabilidades (fontes dos recursos) e os cronogramas de execução dos investimentos a serem realizados.

Segundo informa o BNDES a empresa ainda terá que retomar às negociações para regularizar as pendências de arrendamento com o Tesouro Nacional e a Rede Ferroviária Federal S.A. Também terá que sanar litígios judiciais existentes. Nesses casos ficou estabelecido um prazo de seis meses para que os acertos sejam concluídos.

Trilhos - O trecho que ligará Alto Araguaia a Rondonópolis (não incluído nos investimentos de R$ 1,6 bilhão) terá uma extensão de 270 quilômetros, e irá gerar 3 mil postos de trabalho diretos e 2 mil postos indiretos.

Com licenciamento ambiental já concedido, a obra deverá ser iniciada até o final de 2004 com conclusão prevista para o início de 2007. A operação do novo trecho vai permitir a ampliação da capacidade de transporte da Ferronorte para 12 milhões de toneladas úteis em 2007.

Já o trecho de Rondonópolis a Cuiabá encontra-se em fase de licenciamento ambiental, com EIA-RIMA já elaborado para o total do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Foi solicitado ao Ibama, em agosto de deste ano, o licenciamento prévio para a elaboração do projeto executivo da obra. A previsão de início da obra é em 2007, com conclusão em 24 meses.




Fonte: A Gazeta

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