Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 18:57
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 18 a 24 de outubro no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, superou as expectativas dos organizadores em relação ao número de visitantes. Nos sete dias de exposição, cerca de 4 mil pessoas tiveram acesso a experimentos científicos. A expectativa dos organizadores era de receber um público de 1 mil visitantes.

A motivação do público e o empenho dos monitores fizeram com que a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), realizadora da exposição, estabelecesse planos para a ampliação do evento no ano que vem. “Nós pretendemos realizar exposições de ciências e feiras como essa ao longo do ano, não só na Capital, mas nas cidades do Interior do Estado também”, informou a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira. “Dessa forma iremos criar uma cultura de visitação de feiras de ciência e tecnologia”, complementou.

De acordo com a secretária, a idéia é levar o evento para as quatro cidades que já contam com unidades de ensino descentralizadas (Uneds), que oferecem ensino técnico e profissionalizante. São elas Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop e Barra do Garças.

“Nestes pólos têm os cursos técnicos e existem também faculdades públicas e privadas. A idéia é que estes alunos também tenham essa oportunidade”, disse. Outro projeto da Secretaria é construir um espaço para exposição científica permanente onde estudantes de todo o Estado possam visitar e assim incorporar a ciência e tecnologia no seu cotidiano.



A secretária destacou que o sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi o resultado “da dedicação, competência e empenho da equipe que trabalhou no evento”. Vinte e cinco alunos da UFMT foram selecionados e receberam treinamento para ajudar no monitoramento das crianças que visitaram a exposição.

Uma das novidades da feira foi a recepção dos alunos, feita por um grupo de artistas que trabalham com animação por meio de marionetes, bonecas, que preparavam as crianças para as novidades que estavam por vir. “Os pesquisadores da USP acharam a atividade diferente. Isto fazia com que as crianças se acalmassem e ajudava a aguçar a curiosidade delas”, disse Flávia.

Os visitantes tiveram acesso na feira a cinema, observatório astronômico, exposições, passeio ecológico e a uma estação de ciência. Todas as atividades foram realizadas com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia do cotidiano das pessoas, principalmente dos estudantes. Durante a semana, o Parque Mãe Bonifácia foi palco de descobertas.

“A maioria das pessoas desconhecem que aqui em Mato Grosso tem a maior cratera de impacto de meteoro da América do Sul, que fica em Araguainha”, disse o presidente da Sociedade para o Progresso da Astronomia, Cidadania e Educação (Space), Eduardo Baldaci. A informação foi repassada aos visitantes por meio de vídeo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369843/visualizar/