Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 17:24

    Imprimir


Alunos do 10º Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar lançam na próxima quinta-feira (28.10), às 9h, no Palácio da Concórdia, localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, a cartilha "Como Viver na Cidade, Dicas para evitar a Violência Urbana".

A cartilha foi elaborada com o objetivo de orientar policiais e cidadãos sobre o comportamento adequado, em situações que requeiram o contato recíproco. A idéia dos policiais é a partir da informação, aumentar a satisfação da população com relação ao serviço prestado pela Polícia Militar.

O trabalho originou de uma pesquisa feita pelos próprios policiais militares junto a população, com a aplicação de 2000 mil questionários para levantar os pontos considerados sensíveis desse relacionamento. Com base nos resultados da pesquisa, os alunos elaboraram a cartilha, que explica temas como abordagem policial, procedimentos corretos em situação de assalto e situação de refém e ainda dicas de segurança em banco escola, transporte coletivo, estádio de futebol, casa, e nas ruas e em outras situações a fim de que a população saiba como evitar pequenos delitos, que normalmente acontecem por descuido das pessoas.

O objetivo, segundo o comandante do Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa, coronel Antonio Benedito Campos Filho, é fazer com que o cidadão conheça e entenda o trabalho policial. "Informando sobre como os policiais trabalham estaremos promovendo a integração entre a Polícia Militar e a comunidade e, salientando todo um trabalho que vem sendo realizado na busca de uma polícia cada vez, mas cidadã", salientou o comandante.

Quarenta e cinco mil cartilhas serão distribuídas nos principais pólos regionais do estado. No dia do lançamento, os policiais militares estarão realizando em vários pontos da capital e Várzea Grande, blitz educativa, para distribuição da cartilha. Policiais Militares dos quatro batalhões de Cuiabá e Várzea Grande estarão participando da distribuição.

CEFAP - O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, comandado pelo tenente coronel Adarildo Irineu de Moraes Costa, através de convênios com a Universidade Federal de Mato Grosso, realiza o curso de Formação de Sargentos. "Com a formação dessa turma, os novos sargentos estarão sendo designados para atuarem em todo o Estado".

O curso, iniciado em dezembro do ano passado terminou no último dia 15 de outubro com a formatura de 280 novos sargentos. Com carga horária de 1,6 mil horas/aula, realizado num ambiente acadêmico, atende a nova proposta de formação implantada pelo Governo do Estado, de uma polícia melhor preparada para fazer frente as demandas atuais da segurança pública.

Entre as matérias ministradas durante o curso estão as especificas da área técnica policial como Polícia Comunitária, gerenciamento de crise, policiamento ostensivo, tiro policial, fisiologia do crime, ética e cidadania, entre outras e as de Cultura Jurídica como Introdução do Estudo do Direito, Direito Penal, Direito Administrativo, Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso e do Desarmamento e a parte de preparação física com atividade de educação física e saúde policial.




Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369858/visualizar/