Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 16:21

    Imprimir


A palavra estrategista vem da habilidade com o jogo de xadrez, objeto principal do trabalho de sala de aula que conduziu o professor egresso da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), Helter Alexandre Borga de Mello, à conquista do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental de 2004.

Criada pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Bunge, antiga Fundação Santista, o prêmio tem como objetivo reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos professores de 1ª a 4ª séries da rede pública na busca de uma prática pedagógica diferenciada, bem como evidenciar o papel do educador como agente principal no processo de melhoria da qualidade de ensino.

Neste ano foram premiadas 20 experiências na área da Educação Fundamental, entre elas o trabalho intitulado "Pequeno estrategistas", executado por Helter que recebeu além do troféu idealizado pela artista plástica paulista Maria Bonomi, um incentivo em dinheiro fixado em 5 mil reais.

Desenvolvido em uma escola municipal da Gleba Divisa, distrito do município do Novo Mundo, localizado na região Norte de Mato Grosso, o trabalho executado por Melo teve como proposta auxiliar o aprendizado dos alunos de uma forma interdisciplinar.

Utilizando o jogo de xadrez, que foi fabricado por recursos naturais como folha de bacuri, Helter reuniu alunos, pais e comunidade em geral na busca do conhecimento a partir de um trabalho que mesclou aprendizado e entretenimento.

Segundo o professor, a experiência tornou possível o alcance de um amplo desenvolvimento intelectual por parte dos alunos, transformando-os em pesquisadores e indicadores de suas ações.

Na cerimônia de premiação realizada em 15 de outubro, no Palácio do Planalto, em Brasília, e que contou com a presença do presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Tarso Genro, Helter relatou os obstáculos que venceu para a concluir a graduação bem como seu trabalho no cotidiano da sala de aula.

Helter é graduado em Pedagogia pela Unemat, por meio do Programa Módulos Temáticos de Formação de Professores, proposta de ensino diferenciado ofertada pela Unemat que formou no início de agosto sua primeira turma.




Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369873/visualizar/