Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 26 de Outubro de 2004 às 15:38

    Imprimir


O Projeto "Parceria Rural" terá mais um módulo com a entrada da empresa Basf S/A. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) firmou parceria com a Basf, na manhã desta terça-feira (26.10), para complementar o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas com aulas sobre saúde e segurança no trabalho e uso correto e seguro de produtos fitossanitários (defensivos agrícolas). A idéia é que o novo módulo comece a ser executado no próximo curso, que será em Itiquira.

O curso já conta com módulos sobre operação e manutenção de tratores, plantio, preparo de solo, colheita de soja e algodão, noções sobre previdência, direito do trabalho, ética e agricultura satelital de precisão.

De acordo com o gerente de Segurança de Produto da Basf, Roberto Melo de Araújo, Mato Grosso vem se destacando na agricultura em virtude do uso cada vez maior e constante de tecnologia de ponta e a utilização de defensivos agrícolas entre no pacote. "Daí a necessidade de capacitarmos trabalhadores para o uso correto e eficaz destes produtos, que estão cada vez mais sofisticados", disse Araújo.

O gerente da Basf acrescentou também que um projeto de mudança na Norma Brasileira NR 33, que obriga a capacitação de profissionais para aplicação de agrotóxicos, já foi aprovado e está na iminência de ser publicado. "Assim que isso começar a vigorar não serão mais aceitos profissionais sem a devida capacitação para utilização de fitossanitários nas propriedades rurais", frisou.

A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, reforçou dizendo que quando essa norma entrar em vigor a Setec estará adiantada e terá capacitado diversos trabalhadores para o uso correto dos agrotóxicos. "Nós estamos nos estruturando e aparelhando para inserir este módulo no curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. Quando essa norma estiver valendo seremos mais uma instituição com capacidade de aplicar o curso de forma eficiente e até em grande escala", destacou a secretária.

O curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas já capacitou mais de 1,5 mil trabalhadores, em 17 municípios do Estado, desde sua implantação em 2003. Ainda este ano serão realizados cursos nas cidades de Itiquira, Cuiabá e Cáceres.

A média de inscritos é de 100 por curso realizado e os alunos de outras cidades recebem, de forma gratuita, alojamento e alimentação. A duração média do curso é de dez dias.

O Projeto conta com as parcerias das empresas Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak, que fornecem as máquinas, os instrutores e a alimentação dos treinados. Além destes, também são parceiros os Sindicatos Rurais, as Prefeituras, a DRT, o INSS, a Empaer, o Sine e o Conselho Estadual do Trabalho.




Fonte: Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369877/visualizar/