Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 25 de Outubro de 2004 às 07:28
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


O jogo do bicho, que era comandado pelo bicheiro João Arcanjo Ribeiro, preso no Uruguai, há muitos anos vem sendo extremamente combatido por intermédio de inúmeras publicações feitas pela Folha do Estado, que sempre destacavam o poderio do bicheiro.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil inclusive apontaram que Sávio Brandão morreu a mando de João Arcanjo.

Sávio, que jamais se intimidou diante dos fatos, pagou com a vida por tentar desmantelar a contravenção e outros suposto crimes atribuídos a Arcanjo.

Somente após a morte de Sávio as investigações foram intensificadas em torno da organização criminosa mantida por Arcanjo e seus comparsas.

Em 5 de dezembro de 2002, três meses após o assassinato de Sávio, a Justiça Federal determinou a prisão de João Arcanjo Ribeiro e de ao menos oito de seus cúmplices.

O que para a sociedade parecia impossível aconteceu devido à atuação de policiais federais vindos de outros Estados, que entraram na casa de Arcanjo e apreenderam dinheiro e muitos documentos comprometedores.

Na época, o bicheiro conseguiu fugir, mas foi capturado quatro meses depois, em abril de 2003, em Montevidéu, no Uruguai. As apurações do Ministério Público Federal revelaram que Arcanjo, dono de factorings, hotéis de luxo e de uma fortuna calculada em torno de R$ 2,4 bilhões, emprestava dinheiro a juros para secretarias de governos e políticos.

Marco

O ano de 2002 ficou como um marco para a sociedade mato-grossense, por ter sido o ano em que a Justiça desmantelou a maior organização criminosa do Estado.

No entanto, apesar de todo o esforço concentrado em torno do crime organizado, algumas ramificações da contravenção desafiam autoridades locais, como por exemplo o jogo do bicho, que continua acontecendo pela capital.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370211/visualizar/