Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 11:39

    Imprimir


O desemprego em todo o país atingiu 10,9% em setembro em relação a agosto - taxa mais baixa desde dezembro de 2002 - conforme divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em agosto o índice foi de 11,4%. Também houve queda em relação a setembro do ano passado, quando o desemprego atingiu 12,9% da população ocupada no país.

Em setembro havia 2,370 milhões de pessoas desocupadas, contra 2,458 milhões em agosto, nas seis maiores regiões metropolitanas brasileiras (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).

A Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE mostra que os níveis de desemprego se mantiveram estáveis em todas as regiões, com exceção de São Paulo, onde houve queda de 0,9 ponto percentual.

O gerente da pesquisa, Cimar Azeredo, disse que o nível de desemprego deve continuar em queda, mas não quis adiantar se até o final do ano a taxa pode cair para um dígito. Ele atribui o recuo à estabilidade da economia do país.

Ainda de acordo com a pesquisa, houve um aumento significativo no número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada: 1,6% em relação a agosto e 3,0% em relação a setembro. Ainda em relação a agosto, São Paulo apresentou um aumento de 2,7% (mais 89 mil trabalhadores com carteira assinada).

O rendimento médio do trabalhador aumentou 1,7% em setembro em relação a agosto e 3,2% em relação a setembro do ano passado.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370519/visualizar/