Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 09:26

    Imprimir


No último domingo, começou em Sinop uma campanha de prevenção contra as hepatites virais. Esta semana, a campanha prosseguiu com a vacinação para pessoas que estão no grupo de risco: jovens de até 20 anos, agentes da área da saúde e profissionais do sexo.

A Secretaria de Saúde vai encerrar hoje a campanha, mas a vacinação continuará disponível para esse grupo nos postos de saúde. A doença tem preocupado as autoridades porque a capacidade de transmissão tem sido de 5 a 7 vezes maior do que o vírus da Aids.

Hepatites virais são processos infecciosos (causados por vírus) e que podem comprometer em graus variáveis a capacidade de funcionamento do fígado, um órgão vital para a manutenção da vida. A hepatite é uma doença transmitida por cinco tipos diferentes de vírus. As dos tipos B e C estão se transformando em uma das grandes epidemias deste início de século.

Embora tenham cura, as hepatites virais transformaram-se em um sério problema de saúde pública, principalmente as dos tipos B e C, pois podem se tornar crônicas e, em alguns casos, levar à morte por cirrose hepática ou câncer de fígado. A maior preocupação é com a hepatite C, o tipo mais agressivo e para o qual ainda não foi desenvolvida vacina (só existem vacinas para as hepatites A e B). A prevenção tem sido o melhor remédio.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370546/visualizar/