Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 15:43

    Imprimir


Novas formas de tratamento da hipertensão arterial, doença responsável por 40% das aposentadorias no país por causar derrame cerebral, insuficiência renal e cardíaca, além de infarto do miocárdio, estão sendo debatidas por especialistas de todos os estados brasileiros em encontro que prossegue até sábado (23), promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A abertura oficial será hoje à noite, no Teatro Santa Isabel, e de acordo com o coordenador do encontro, o médico Hilton Chaves, a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos. Ele destacou a importância das campanhas de alerta à população, para controlar periodicamente os níveis de pressão arterial, porque a doença não apresenta sintomas.

Chaves lembra que a rede pública de saúde já oferece, em todo o Brasil, um arsenal de medicamentos de uso contínuo para quem tem pressão alta. Mas destaca ainda que a assistência aos pacientes pode ser melhorada por meio de um serviço padronizado que dê prioridade aos obesos, crianças e idosos.

Entre os temas incluídos na programação do encontro estão orientação alimentar, uso de fármacos e o Programa Nacional de Hipertensão Arterial, do Ministério da Saúde.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370705/visualizar/