Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 20:35

    Imprimir


O palco onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursava hoje em um evento oficial no bairro de Campo Limpo, na zona sul da capital paulista, foi atingido por dois ovos. Eles foram jogados em direção aos demais participantes da cerimônia e não diretamente ao presidente, informou a Globonews.

Um dos ovos atingiu o ministro da Saúde Humberto Costa e respingou na primeira dama Marisa. Os dois se retiraram do palco logo após a manifestação.

A agressão foi realizada enquanto Lula falava na cerimônia de inauguração da Clínica de Especialidades Odontológicas. Lula não interrompeu seu discurso e nem esboçou reação. A platéia era formada por petistas e cabos eleitorais da prefeita Marta Suplicy, mas o responsável pelo ato não foi identificado.

Estavam participando do evento, no palco, o ministro da Saúde Humberto Costa, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o secretário municipal da Saúde, Gonzalo Vecina Neto e a primeira dama Marisa Letícia. Segunda Vecina os ovos não atingiram nenhum dos convidados.

Saúde bucal

O presidente Lula afirmou hoje que, quando o Brasil investir na saúde bucal pública, o povo brasileiro será mais bem tratado lá fora. "A gente já é querido lá fora, imagina quando a gente estiver com a boca nova e puder sorrir à vontade. Seremos muito mais bem tratados pelo mundo afora", disse Lula, ao participar da cerimônia.

Segundo Lula, no Brasil, o poder público nunca tratou a saúde bucal como uma questão de saúde pública. "Trata até a unha do pé, mas não trata a boca das pessoas", afirmou o presidente. Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde revelam que faltam dentes na boca de 30 milhões de brasileiros. De cada quatro pessoas com mais de 60 anos, três não têm dentes; e dois milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.

"No Brasil, dente estragado e dor de dente são coisas de pobre. Rico tem mais dificuldade de ter dor de dente porque ele vai ao dentista regularmente. O pobre, quando vai ao dentista, pergunta primeiro o preço e, por ser alto, prefere arrancar o dente; e arrancar um dente é como arrancar uma parte do corpo da gente", disse Lula

Ele garantiu que, em seu governo, independentemente da origem social, da cor e da religião, as pessoas terão o direito de tratar da boca gratuitamente. "Por isso, estamos nesse programa arrojado, que vai exigir investimento de R$ 1,3 bilhão até 2006", enfatizou.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, que também participou da cerimônia em São Paulo, informou que, até 2006, o governo vai inaugurar 400 centros de saúde bucal em todo o País. Hoje, existem 72 centros de Especialidades Odontológicas em 41 municípios brasileiros de 15 estados.

Além da clínica em Campo Limpo, foram inaugurados simultaneamente sete centros de especialidades odontológicas em São Paulo: em Casa Verde, Guaianazes, Lapa, Mooca, Vila Mariana e Vila Prudente. Foi também inaugurada a ampliação da unidade de Ipiranga.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370836/visualizar/