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Educação/Vestibular
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 17:59

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Transformar a sala de aula em uma grande sala de brinquedos. Assim surgiu a idéia, que meses depois, se transformou no projeto Primeira Roda, adotado na escola municipal M. Leonardo Augusto Marcelo dos Santos, em Barueri (SP). Idealizado pela professora Andréia Carvalho, o projeto destina-se a trabalhar a auto-estima e independência de crianças de 1 a 3 anos de idade.

Andréia lembra que a “revolução” começou com a retirada dos berços da sala de aula. “Eles ocupavam muito espaço. Com a retirada, a gente pode desenvolver várias brincadeiras, como a roda de fotos”. Na roda, são pregadas no chão fotos das crianças. “Nós notamos a reação das crianças, que já reconhecem os amiguinhos. Muitas não gostam de que pisem as suas fotos”, conta.

Para que as crianças aceitassem melhor a distância dos pais e se familiarizassem mais rápido com a escola, Andréia relata que começou a se fantasiar e trabalhar com elas. “A gente queria se tornar um brinquedo vivo”. Trabalhar o lúdico sem a antiga visão assistencialista que as pessoas têm de maternal e de creche é um dos objetivos do projeto. “A finalidade de se enfeitar é tornar para a criança algo mais representativo”. A professora afirma que a brincadeira é fundamental para as crianças de 1 ano. “Até na hora de trocar as fraldas, isso funciona. Enquanto eu estou trocando, elas estão olhando a oncinha que está na minha cabeça e isso as diverte”.

Trinta e duas crianças participam do projeto, que começou em janeiro deste ano. Segundo Andréia, o projeto ajudou a diminuir o período de adaptação das crianças na escola. “Aquelas que levavam um mês para se adaptar, em uma semana já estavam gostando de ir para o maternal”. Andréia diz que a Primeira Roda é o início de tudo na educação infantil. “Você pega as crianças que estão se iniciando na escola. Se elas tiverem algum trauma nesse período, vão levar para o resto da vida”, conclui.




Fonte: Agência Brasil

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