Repórter News - reporternews.com.br
Professores são orientados sobre aplicação de recursos
Encontro reuniu profissionais de Santo Antônio de Leverger e mais quatro distritos: Varginha, Agrovila, Mimoso e Abolição.
Esclarecer o processo de implicações jurídicas dos recursos financeiros encaminhados às escolas estaduais e orientar sobre os deveres funcionais e punições ao servidor pelo não cumprimento das leis, foram os principais temas abordados no encontro realizado em Santo Antônio de Leverger, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Assessoria Jurídica e Pedagógica.
O encontro, denominado Técnico-Jurídico e Administrativo, reuniu diretores, secretários, coordenadores, membros do conselho deliberativo e professores do município. Durante todo o dia, profissionais Santo Antônio de Leverger e mais quatro distritos - Varginha, Agrovila, Mimoso e Abolição - puderam receber orientações e sanar dúvidas sobre a aplicação dos recursos públicos.
Durante o evento, o presidente do Conselho de Ética da Seduc, Geraldo Régis de Lima, proferiu sobre o processo de sindicância, administrativo disciplinar e o Código de Ética do Servidor. Segundo ele, os profissionais da educação envolvidos diretamente com os alunos, tem que estar informados sobre o funcionamento do processo administrativo e jurídico da Secretaria, para evitar a abertura de sindicâncias. "É muito importante que esses profissionais conheçam mais sobre as suas obrigações e direitos. Isso facilitará a relação entre as escolas e o órgão central", disse.
Para o professor Urias Bom Despacho, funcionário há 11 anos da Escola Estadual Maria de Arruda Muller, situada na comunidade Abolição, o encontro vem esclarecer dúvidas, que por falta de informação, podem gerar processos administrativos.
A diretora da E.E. Faustino Dias Amorim, Joanete Faustino Dias, que trabalha há 28 anos na educação, destaca a necessidade do conhecimento adquirido na palestra para melhorar no desenvolvimento profissional."Minhas dúvidas foram sanadas em muitos pontos, principalmente na área jurídica, que não estávamos fazendo de forma correta, agora vamos aplicar com segurança".
No encontro, os participantes também discutiram a importância da alimentação escolar, onde deram sugestões para a melhoria da qualidade da merenda. "Temos que ter a responsabilidade para aplicar bem os recursos destinados à merenda, porque beneficiam diretamente o aluno", disse o professor Urias Bom Despacho. O próximo encontro está marcado para início de novembro no município de Poconé.
Esclarecer o processo de implicações jurídicas dos recursos financeiros encaminhados às escolas estaduais e orientar sobre os deveres funcionais e punições ao servidor pelo não cumprimento das leis, foram os principais temas abordados no encontro realizado em Santo Antônio de Leverger, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Assessoria Jurídica e Pedagógica.
O encontro, denominado Técnico-Jurídico e Administrativo, reuniu diretores, secretários, coordenadores, membros do conselho deliberativo e professores do município. Durante todo o dia, profissionais Santo Antônio de Leverger e mais quatro distritos - Varginha, Agrovila, Mimoso e Abolição - puderam receber orientações e sanar dúvidas sobre a aplicação dos recursos públicos.
Durante o evento, o presidente do Conselho de Ética da Seduc, Geraldo Régis de Lima, proferiu sobre o processo de sindicância, administrativo disciplinar e o Código de Ética do Servidor. Segundo ele, os profissionais da educação envolvidos diretamente com os alunos, tem que estar informados sobre o funcionamento do processo administrativo e jurídico da Secretaria, para evitar a abertura de sindicâncias. "É muito importante que esses profissionais conheçam mais sobre as suas obrigações e direitos. Isso facilitará a relação entre as escolas e o órgão central", disse.
Para o professor Urias Bom Despacho, funcionário há 11 anos da Escola Estadual Maria de Arruda Muller, situada na comunidade Abolição, o encontro vem esclarecer dúvidas, que por falta de informação, podem gerar processos administrativos.
A diretora da E.E. Faustino Dias Amorim, Joanete Faustino Dias, que trabalha há 28 anos na educação, destaca a necessidade do conhecimento adquirido na palestra para melhorar no desenvolvimento profissional."Minhas dúvidas foram sanadas em muitos pontos, principalmente na área jurídica, que não estávamos fazendo de forma correta, agora vamos aplicar com segurança".
No encontro, os participantes também discutiram a importância da alimentação escolar, onde deram sugestões para a melhoria da qualidade da merenda. "Temos que ter a responsabilidade para aplicar bem os recursos destinados à merenda, porque beneficiam diretamente o aluno", disse o professor Urias Bom Despacho. O próximo encontro está marcado para início de novembro no município de Poconé.
Fonte:
Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370997/visualizar/
Comentários