Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 17:29

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop está realizando uma campanha de vacinação contra a hepatite B. A vacina é para quem tem até 20 anos. Susi Kinoshita, coordenadora do programa de DST/Aids de Sinop, disse que está sendo feito um trabalho de divulgação com cartazes e adesivos em toda cidade, pois parte da população nem sabe que a doença existe. “As pessoas acham que hepatite pega só uma vez, mas isso não é verdade. A doença tem três tipos A, B e C. O tipo A é o mais comum (o amarelão), mas quem teve Hepatite A pode ter B ou C também”, alertou quanto ao risco da doença voltar.

A Hepatite A é transmitida por alimentos e água contaminada e os sintomas são: pele e olhos amarelados, além de fraqueza, mal estar, enjôos e urina escura.

Já os tipos B e C não tem sintomas, e desencadeiam outras doenças no fígado, como a cirrose hepática e câncer. São diagnosticados somente por exame de sangue. “Por isso é tão importante a vacinação”, avaliou Susi.

Antes a vacinação era feita apenas em crianças com até 5 anos. “Acredito que objetivo é aumentar cada vez mais a faixa etária”, concluiu.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade e a campanha, que começou ontem (18), vai até sexta-feira (22).




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371159/visualizar/