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Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 18:31

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Todos os anos, no dia 1º de maio, embaixadas brasileiras por todo o mundo – mesmo as de países distantes como Japão, Rússia e China – recebem flores, cartas e discursos apaixonados de fãs que não esquecem o piloto Ayrton Senna, morto naquela data, em 1994, durante uma prova da Fórmula Um. Dez anos depois, o piloto brasileiro continua sendo um dos principais ícones brasileiros fora do país.

Esta foi a razão que levou a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) a patrocinar a exposição Senna Experience, aberta no shopping Eldorado, em São Paulo. A explicação para investir R$ 600 mil no evento é que a imagem de Senna abre portas no mundo dos negócios. A idéia da Apex é atrelar o reconhecimento internacional de ídolos brasileiros à conquista de espaço para produtos no mercado externo.

"Desenvolvemos um projeto nunca feito antes e que muito nos orgulha, que é contar a história de Senna e relacionar a imagem do piloto a outras potencialidades que o Brasil tem, como na área de exportação", diz o presidente da Apex, Juan Quirós.

Está nos planos da agência investir na imagem de outros grandes nomes brasileiros e o próximo evento terá como emblema o maior jogador de futebol de todos os tempos. "Já fizemos diversos contatos com Pelé. Só falta agora definir qual o melhor produto para ele representar, qual o tipo de evento e encaixar isso na agenda dele", adianta Quirós.

Na Senna Experience, a agência criou o estande "Superação", que lembra um das qualidades de Senna e representa, ao mesmo tempo, a necessidade de ousadia e de persistência dos pequenos e médios empresários nacionais para se inserirem no comércio exterior. "Estamos traçando um paralelo entre a história de Senna, que começou no kart e superou muitas dificuldades até chegar à Fúrmula Um e ser o ídolo que foi, e a atividade da exportação. Como ele, os empresários precisam ter persistência, disciplina, muita concentração e ser perfeccionistas". Segundo Quirós, o aumento do número de empresas exportadoras requer um extenso trabalho de promoção comercial e fortalecimento da marca Brasil.

Na sala "Superação", os fãs podem sentir a emoção das ultrapassagens entre os carros que Senna pilotou, do kart à Fórmula Um, por meio de um filme em 3D. As pistas foram projetadas por computação gráfica reproduzindo partes dos circuitos mais desafiantes em que Ayrton Senna pilotou em todo o mundo.

Com duração prevista para três meses, a exposição conta com recursos eletrônicos e digitais de última geração. Os visitantes podem interagir com objetos e instalações, e experimentar as sensações vividas por Senna dentro e fora das pistas. Num espaço de 2 mil metros quadrados, a mostra é dividida em 15 espaços, nomeados de acordo com os valores do tricampeão, entre eles Superação, Garra, Determinação e Excelência, entre outros.

Além da Apex, patrocinam a Senna Experience as empresas Goodyear, Petrobras, TAM, Telefonica, Credicard, Eletropaulo, Mapfre, Renault, Springer Carrier, Sesc/Senac, Shopping Eldorado, Compuware e apoio de De Nadai, Motorola e Porto Seguro Saúde.




Fonte: Agência Brasil

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