Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 18 de Outubro de 2004 às 14:23

    Imprimir


O embaixador do Brasil na Inglaterra, José Maurício Bustani, citou dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para mostrar que aumentou o número de turistas britânicos no país. Segundo o embaixador, em 1998, o Brasil recebeu 117 mil visitantes britânicos, contra 146 mil em 2002 (último dado disponível).

Em entrevista ao boletim Em Questão, editado pela Secretaria de Comunicação de Governo, Bustani disse que o Rio ainda é o principal "cartão postal" do Brasil, embora haja um número crescente de britânicos viajando para o Nordeste. “Na medida em que o destino Brasil vai se tornando mais conhecido, o turista britânico está se aventurando a visitar outros lugares no país”, disse o diplomata.

Do calendário cultural, o que mais atrai o britânico é o carnaval, além das festas de fim-de-ano. De acordo com Bustani, a tendência é aumentar o interesse por eventos e festas populares regionais e por viagens turísticas ao Brasil, em diferentes épocas do ano, “sobretudo com a maior repercussão do trabalho desenvolvido pela Embaixada, pela Embratur e pelos governos e agências estaduais de promoção do turismo”.

Para ampliar o mercado brasileiro e melhorar as relações comerciais, culturais e políticas, Bustani disse que a literatura brasileira poderia merecer mais atenção, com traduções para o inglês de obras importantes. “Há algum tempo não são reeditados clássicos como "Casa Grande & Senzala", de Gilberto Freyre, e "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Esses livros são essenciais para o conhecimento do Brasil. Autores como Graciliano Ramos, Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro e Dalton Trevisan, entre outros, deveriam freqüentar as estantes das livrarias britânicas em igualdade de condições com os escritores europeus traduzidos para o inglês”, afirmou o embaixador.

José Maurício Bustani destacou, por fim, a contribuição que o atual governo tem dado para a consolidação de um sistema internacional “mais próspero, democrático e estável e mais favorável à realização de um projeto nacional de desenvolvimento sócio-econômico”.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371408/visualizar/