Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 22:01

    Imprimir


Profissionais da saúde, prefeitos, secretários e alguns prefeitos eleitos estiveram na manhã de hoje participando da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde e também da reinauguração dos investimentos efetuados nas dependências da sede do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra. Participaram do encontro os prefeitos eleitos de Sapezal, Nova Olímpia, Porto Estrela e Barra do Bugres.

O encontro contou com a participação também da superintendente de apoio e articulação das unidades regionais e do superintendente de regulação da Secretaria de Estado de Saúde, Lasina Emília Sachett e Wander Fernandes, respectivamente. De acordo com o diretor do Escritório Regional de Saúde de Tangará, Paulo Roberto Araújo, a proposta de investir no ambiente é proporcionar melhores condições de trabalho, visando a melhorar a auto-estima do profissional. “O reflexo disso será sentido nos municípios, com os nossos clientes que são as secretarias municipais de saúde. Entendemos que o profissional é o patrimônio mais importante de qualquer empresa”, afirmou.

Segundo Emília Sachett, é um investimento importante, considerando que o objetivo da equipe de saúde é fortalecer as ações de saúde e proporcionando qualidade no atendimento à comunidade. “A população hoje é muito consciente de suas necessidades e dos seus direitos enquanto cidadãos, é também uma proposta do governo estar descentralizando o atendimento à saúde”, afirmou, destacando que o trabalho prestado pela regional é eficiente e participativo, e por isso tem todo apoio da Secretaria de Estado de Saúde.

Com relação às discussões referentes ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIMS), o presidente e prefeito de Sapezal, Aldir Schneider, destacou que os usuários da região já estão usufruindo do resultado dessa parceria entre Estado, Município e iniciativa privada. O CIMS hoje é o responsável em viabilizar o atendimento de média e alta complexidade para a população mais humilde; na região são várias especialidades disponíveis.

“Mas a proposta da reunião foi para mostrar aos novos prefeitos da necessidade de continuar com essa parceria, e cada prefeito que teve o voto de confiança da população seja parceiro dela. Como em janeiro acontece a eleição da nova diretoria, estamos passando por um processo de transição expondo as ações atuais e que serão implantadas”, explicou, acrescentando que é necessário que os prefeitos entendam todo esse processo e de que forma é gerenciada a saúde de 250 mil pessoas que compõem o Escritório Regional.

Schneider aproveitou para destacar a importante atuação do prefeito de Barra do Bugres, Arnaldo Pereira, bem como a atuação mais efetiva por parte da prefeita de Tangará Ana Monteiro e do secretário municipal de saúde, Eli Nascimento, que nos últimos seis meses a saúde tangaraense teve uma melhora significativa. “Para nós é importante que Tangará vámbem, porque assim a região tem condições de avançar na área da saúde. a partir de agora, nós seremos interlocutores com os novos prefeitos e secretários, para que não sofra nenhuma interrupção os projetos em andamento”, acrescentou.

Segundo Arnaldo Pereira, o Consórcio é importante deste a sua fundação, dada a oportunidade para que os prefeitos e as secretarias possam atender as demandas existentes nos municípios. “Essa é a forma mais viável e barata para que pudéssemos ter condições de atender todas os usuários da saúde pública. A partir daí, o Consórcio abriu um leque muito grande não só na área de saúde, mas dando oportunidade para discutir vários outros assuntos de interesse de toda a região”, finalizou Arnaldo.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371645/visualizar/