Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 15 de Outubro de 2004 às 15:55

    Imprimir


Na próxima semana, de 18 a 22 de outubro, o Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Cuiabá) será palco de apresentações culturais diversificadas. Trata-se da presença dos Doutores Cidadãos, personagens que contaminarão o local com o mais poderoso e benéfico dos vírus: a alegria, e da Dorothéia e sua Trupe, bonecos coloridos que encantam crianças e também adultos.

O projeto Cultura no Ganha Tempo é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania. Toda semana, um grupo é selecionado para dar mais animação e distração cultural as pessoas que esperam por atendimento dos serviços oferecidos no Ganha Tempo.

Nos dias 18, 20 e 22 de outubro as apresentações estão por conta dos Doutores Cidadãos da organização não-governamental Canto Cidadão, que leva o título "Com Alegria se faz Cidadania". E é exatamente assim, com muito bom humor, que esses "doutores" nada convencionais interagirão com o público presente, distribuindo gargalhadas, mensagens de motivação, cidadania e saúde, entre outros temas, tudo recheado com muito respeito.

ARTETERAPIA - Desde 1998 o grupo Doutores Cidadãos vem se apresentando em diversas partes do país, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Brasília entre outros locais, com a missão de reforçar os valores humanos positivos em ambiente normalmente marcados pela tensão e ansiedade. Em São Paulo, o grupo conta com 115 voluntários, que atendem mensalmente mais de 50.000 pessoas em feiras de cultura, saúde, além de atividades regulares em hospitais e asilos públicos e filantrópicos.

CRIANÇA INTERIOR - Esta é a forma com que muitas pessoas, principalmente adultos e idosos, se expressam ao conhecerem os Doutores Cidadãos. Até porque, quando se fala em palhaços - os personagens lembram muito a figura do palhaço - imediatamente existe uma associação com o trabalho junto às crianças. Então, quando os Doutores Cidadãos chegam com o propósito de interagir com os adultos e idosos, existe um canal aberto para o resgate do lúdico, através da lembrança de histórias de vida. "É a minha criança interior que está gostando", dizem as pessoas atingidas pelo trabalho.

Entretanto, os Doutores Cidadãos acreditam que a busca pelo sentimento da alegria pode e deve estar aliada ao enriquecimento da cultura. Exatamente por isso que as personagens levam mensagens que contribuam para o exercício pleno da cidadania, somente possível a partir da consciência dos direitos e deveres do cidadão. É a arteterapia "cuidando" das diversas saúdes das pessoas: saúde física, emocional, social, afetiva, cultural, etc e tal.

DOROTHÉA E SUA TRUPE - As histórias e comédias educativas contadas pela boneca Dorothéa e sua trupe vão animar pela terceira vez o público do Ganha Tempo. Os bonecos coloridos que percorrem o coração das pessoas se apresentam nos dias 19 e 21 de outubro.

O tema da peça a ser apresentada é cidadania. Conforme a artista Elisete da Costa, quem monta os espetáculos e faz a voz dos bonecos, a intenção é resgatar a auto-estima e interagir com o público. "As nossas apresentações vem dando certo e esperamos que venham mais pessoas nos conhecer", convida Elisete.

Os bonecos Dorothéa e sua Trupe participam do imaginário mato-grossense há um pouco mais de 10 anos. Eles se apresentam e encantaram platéias com histórias divertidas, mas que propõe reflexões. Já protagonizaram, entre suas peripécias, temas educativos que abordam cuidados no trânsito, poluição ambiental e segurança. Com cenário, som e muita criatividade, as peças são facilmente transportadas, favorecendo turnês em outras cidades.




Fonte: Secom-MT/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371694/visualizar/