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Transporte coletivo de Rondonópolis continua irregular
Os ônibus da Diplomata, vistoriados no início de setembro e reprovados pela inspeção veicular realizada pela Seta (Instituição Técnica de Inspeção Veicular Ltda), autorizada do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), têm até amanhã (14) para passar por nova vistoria sob pena de terem o processo cancelado. A informação é do responsável pela empresa, Kléber Pereira.
De acordo com o responsável pela inspeção, dos sete ônibus vistoriados até o momento, seis foram reprovados em diversos itens, incluindo os obrigatórios e de segurança. A expectativa da secretaria era que todos os ônibus, tanto da Diplomata como da Comgente (autarquia municipal que controla 40% do transporte coletivo em Rondonópolis), fossem vistoriados até o final de setembro, mas esse prazo não se concretizou uma vez que nem a Diplomata e nem a Comgente levaram os veículos para serem inspecionados.
A inspeção veicular é condição essencial para que a Setrat dê a autorização em definitivo para que as duas empresas operem o transporte coletivo no município e, segundo a lei de concessão municipal, a vistoria deveria ter sido concluída em 30 de junho, mas até o momento isso não ocorreu.
O responsável pela Diplomada, Valmiro Marin de Souza, que é também o ex-gerente da TCR (Transporte Coletivo Rondonópolis), afirmou que por estar fazendo um treinamento no interior de São Paulo estava desinformado sobre as vistorias. Minutos depois, Valmiro negou ser o responsável pela empresa, apesar de funcionários da Setrat terem dado o número do celular dele como sendo o telefone de contato junto à Diplomata e de ter assumido a responsabilidade pela empresa. Segundo Valmiro, ele responde somente pelo Sistema de Transporte Urbano (STU), que controla a venda de vales-transportes e passes estudantis em Rondonópolis.
O secretário de Transporte e Trânsito do município, João Batista de Oliveira, não foi encontrado pela manhã na secretaria e não atendeu o celular para comentar o assunto e os próximos procedimentos a serem adotados.
Funcionários da Setrat informaram que a Comgente, que apesar de necessitar de 18 ônibus para operar os 40% do transporte coletivo e possuir apenas cinco, solicitou a autorização da secretaria na semana passada para inspecionar seus veículos. O responsável pela autarquia, Wilson Pimentel, está em tratamento de saúde e nenhum outro diretor foi localizado para falar sobre o assunto. A Comngente afirma não ter previsão para adquirir o restante dos ônibus exigidos no edital de licitação, uma vez que os que estão operando são locados.
A Diplomata, que segundo o edital de concessão deveria possuir e vistoriar 32 ônibus, só possui 27 e destes ainda restam 20 para serem inspecionados.
De acordo com o responsável pela inspeção, dos sete ônibus vistoriados até o momento, seis foram reprovados em diversos itens, incluindo os obrigatórios e de segurança. A expectativa da secretaria era que todos os ônibus, tanto da Diplomata como da Comgente (autarquia municipal que controla 40% do transporte coletivo em Rondonópolis), fossem vistoriados até o final de setembro, mas esse prazo não se concretizou uma vez que nem a Diplomata e nem a Comgente levaram os veículos para serem inspecionados.
A inspeção veicular é condição essencial para que a Setrat dê a autorização em definitivo para que as duas empresas operem o transporte coletivo no município e, segundo a lei de concessão municipal, a vistoria deveria ter sido concluída em 30 de junho, mas até o momento isso não ocorreu.
O responsável pela Diplomada, Valmiro Marin de Souza, que é também o ex-gerente da TCR (Transporte Coletivo Rondonópolis), afirmou que por estar fazendo um treinamento no interior de São Paulo estava desinformado sobre as vistorias. Minutos depois, Valmiro negou ser o responsável pela empresa, apesar de funcionários da Setrat terem dado o número do celular dele como sendo o telefone de contato junto à Diplomata e de ter assumido a responsabilidade pela empresa. Segundo Valmiro, ele responde somente pelo Sistema de Transporte Urbano (STU), que controla a venda de vales-transportes e passes estudantis em Rondonópolis.
O secretário de Transporte e Trânsito do município, João Batista de Oliveira, não foi encontrado pela manhã na secretaria e não atendeu o celular para comentar o assunto e os próximos procedimentos a serem adotados.
Funcionários da Setrat informaram que a Comgente, que apesar de necessitar de 18 ônibus para operar os 40% do transporte coletivo e possuir apenas cinco, solicitou a autorização da secretaria na semana passada para inspecionar seus veículos. O responsável pela autarquia, Wilson Pimentel, está em tratamento de saúde e nenhum outro diretor foi localizado para falar sobre o assunto. A Comngente afirma não ter previsão para adquirir o restante dos ônibus exigidos no edital de licitação, uma vez que os que estão operando são locados.
A Diplomata, que segundo o edital de concessão deveria possuir e vistoriar 32 ônibus, só possui 27 e destes ainda restam 20 para serem inspecionados.
Fonte:
Primeira Hora
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372039/visualizar/
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