Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 10:56

    Imprimir


O índice de reposição salarial reivindicado pelos professores estaduais foi definido ontem numa assembléia geral da categoria no ginásio de esportes da escola Presidente Médici, em Cuiabá. Calculado pelo INPC/IBGE, o percentual é de 18,33% e refere-se ao período de outubro de 2003 a setembro de 2004.

O Sintep/MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) quer que o reajuste para a categoria, cuja data base é 1° de outubro, seja imediato e estendido também a todos os profissionais da Educação - que incluem os funcionários administrativos. A pauta aprovada na assembléia é basicamente a mesma da campanha salarial de 2003 e que já vinha sendo discutida há algum tempo. No próximo dia 22 as atividades serão paralisadas em todo o Estado, ocasião em que a diretoria do Sintep entregará a pauta na Secretaria de Estado de Educação.

“No dia 22 haverá uma manifestação pela campanha salarial 2004 e a pauta também estará sendo entregue em todos os municípios onde houver assessoria pedagógica”, explicou a secretária-geral do Sintep, Marli Keller.

A pauta aprovada ontem contém os grandes eixos reivindicados no ano passado e que segundo o Sintep não foram satisfatoriamente atendidos. Inclui a questão salarial; aplicação de recursos na Educação; investimentos na formação continuada dos professores e também um item envolvendo a seguridade social. Em 2003, a reposição pleiteada pelos professores foi de 19,54%, mas o índice repassado pelo governo foi de 7,67%, além de 12% concedido a título de incentivo aprimoramento da docência.

A expectativa do presidente do Sintep, Júlio César Martins Viana, é que nas conversações com o governo do Estado saia um entendimento para evitar futuras paralisações da categoria. Segundo Viana, além do reajuste imediato de 18,33% na data base, a categoria pleiteia a reposição dos resíduos inflacionários sobre os 75,39% correspondentes as perdas a partir de janeiro de 1990. “Esta reposição pode ser feita até 31 de dezembro de 2006 conforme o crescimento da receita do Estado de Mato Grosso”, explicou o presidente do Sintep.

CONGRESSSO – Entre os dias 8 e 10 de outubro delegados do Sintep de todo o Estado participaram do XII Congresso Estadual do Sintep/MT realizado no Hotel Fazendo Mato Grosso, em Cuiabá. Sob o tema “A Educação nas Mãos dos Trabalhadores”, o sindicato discutiu o Direito à Educação; Direito à Carreira; Organização, Estrutura e Inclusão Tecnológica do Sintep/MT. A estruturação das subsedes no interior do Estado incluem investimentos em tecnologia para melhorar a comunicação com a sede em Cuiabá.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372415/visualizar/