Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 09:11
Por: Noelma de Oliveira

    Imprimir


O alto índice de renovação na Câmara de Vereadores de Cuiabá, a partir de 2005, em quase 70%, revela também uma nova safra de políticos genuinamente cuiabanos. De família tradicional ou de bairros periféricos da Capital, os vereadores eleitos desenham um novo cenário no Legislativo. Alguns deles migrarão da iniciativa privada para cumprir pela primeira vez um mandato eletivo.

Outros conseguiram chegar ao Poder Legislativo a partir da atuação em movimentos sociais ou dm trabalhos de assistência às pessoas carentes, mesmo no serviço público. Dos 13 novatos, sete têm naturalidade cuiabana, quatro são do interior de Mato Grosso, um de Rio Verde (Goiás) e outro de São Paulo. Vale ressaltar que o suplente de vereador, Júlio Pinheiro, que assumiu uma vaga temporariamente na Câmara neste ano é computado entre os novatos.

Dos atuais legisladores reeleitos, apenas dois são de Cuiabá: Chica Nunes (PSDB) e Domingos Sávio (PT). Luiz Marinho (PFL), Eden Capistrano (PSB), Lueci Ramos (PSDB) e Ivan Evangelista (PPS), todos reeleitos, são de municípios do interior do Estado.

A futura formação da Câmara de Cuiabá, com 19 parlamentares, apenas Walter Rabello (PMDB) não é mato-grossense, porém, há mais de duas décadas reside na Capital. A composição da próxima Legislatura terá um maior número de vereadores nascidos na Capital se comparando com as gestões passadas.

Entre os vereadores eleitos, Guilherme Maluf (PFL), Francisco Vuolo (PPS), Clóvis Hugueney Neto (PTB), o Clovito, Lutero Ponce de Arruda e Marcus Fabrício (PP), ambos do PP, são de família tradicionais de Cuiabá. Alguns deles tiveram parentes que já atuaram na política de Mato Grosso, a exemplo de Francisco Vuolo, filho do ex-senador Vicente Vuolo, idealizador da ferrovia.

O quadro de vereadores eleitos revela também que a inspiração à política começou após atingir sucesso nos negócios ou em ações sociais voltadas à assistência dos carentes. Helny de Paula, eleito pelo PPS, é do ramo empresarial, assim como Lutero Ponce Arruda, Guilherme Maluf.

Eleito pelo PV, Mario Lúcio Guimarães de Jesus tem um histórico de trabalho voltado à luta social, especificamente, para os deficientes físicos. Ele dirigiu a Associação Mato-grossense dos Deficientes (Ande).

Apresentador de televisão, Walter Rabello também aproveita o espaço na mídia para ajudar a população carente. Dois médicos terão vagas na Câmara da Capital: Guilherme Maluf (PFL) e Lúdio Cabral (PT).




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372436/visualizar/