Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Outubro de 2004 às 07:48
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


A 18 dias da votação que vai definir o futuro prefeito de Cuiabá, Alexandre Cesar (PT) larga com cinco pontos de frente. É o que revela a pesquisa Gazeta Dados na primeira rodada de uma série de quatro, realizada nos dias 09 e 10 deste mês (sábado e domingo últimos).

Segundo a amostragem, se o segundo turno fosse hoje, o petista seria eleito com 45%. O candidato do PSDB, Wilson Santos, aparece com 40%, cinco pontos atrás - ver quadro.

Perguntados sobre em qual dos dois votariam para prefeito de Cuiabá se a eleição fosse hoje, 2% disseram que não escolheriam nenhum, optando pelo voto branco ou nulo. Treze por cento se declararam indecisos.

Até então, todas as pesquisas sobre simulação de segundo turno, feitas diante de uma situação hipotética e não real como agora, revelavam vantagem de Santos sobre Alexandre. O último levantamento do Gazeta Dados, realizado em 1º de outubro - faltando um dia para a eleição -, dizia que o tucano tinha, naquele momento, uma vantagem de cinco pontos. Hoje, o quadro se reverte.

A amostragem ainda não reflete as composições políticas e os apoios. Principais líderes do PPS, o governador Blairo Maggi e o prefeito Roberto França, por exemplo, ainda não se manifestaram formalmente sobre quem vão apoiar. Também não declinou voto o deputado Sérgio Ricardo (PPS), que ficou em terceiro lugar, com 68.979 votos (24,9% dos válidos). O PMDB do candidato derrotado Totó Parente e o PP resolveram apoiar Alexandre. O PTB optou por Wilson.

Os dois prefeitáveis ainda têm pelo frente duas semanas de campanha, com participação em debates, no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e no trabalho corpo a corpo. Considerando a diferença de 5 pontos entre ambos, o cenário ainda é indefinido. O quadro agora é diferente do primeiro turno. Os tempos são iguais no horário eleitoral, que fica despoluído dos nanicos, e há nova dinâmica da campanha, além do embate e a comparação entre os dois serem mais diretos. Com isso, somente as próximas pesquisas podem apontar real chance de vitória.

Usando a técnica Survey, o Gazeta Dados entrevistou 500 pessoas. Esse universo é capaz de gerar resultados representativos para o conjunto do eleitorado cuiabano. A margem de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro, que é de 4% para mais ou para menos. Assim, Alexandre pode estar com percentuais entre 41% e 49%, enquanto Wilson tem de 36% e 44% - ver quadro.

A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, com o número 144/2004.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372448/visualizar/