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Economia
Sábado - 09 de Outubro de 2004 às 10:50
Por: Marina Mercante

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A chegada dos trilhos da Ferronorte a Rondonópolis (210 km ao sul de Cuiabá), prevista para 2007, significará um aumento de mais de 20% na geração de empregos no município, acredita o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial (ACIR), Luiz Fernando Homem de Carvalho, o Luizão.

Entusiasmado, o proprietário da empresa Agro Ferragens Luizão só vê aspectos positivos no que tange ao impacto econômico no comércio local. “Sem dúvidas Rondonópolis se tornará o maior pólo de indústria têxtil do país. E não são as grandes empresas que geram tanto emprego, estas já tem estrutura pronta. São as pequenas e médias empresas que, instaladas na cidade, precisarão de mão-de-obra qualificada”, afirmou.

A Ferronorte, que liga Mato Grosso a São Paulo, já está em dois municípios mato-grossenses: Alto Taquari e Alto Araguaia. O trecho entre esta última cidade e Rondonópolis possui 270 km e o custo estimado da obra é de R$ 600 milhões, somente para a construção dos trilhos. Os recursos são provenientes da extinta Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), de parceiros públicos e privados.

A expectativa é de em 2007 sejam transportados 12 milhões de toneladas pela ferrovia. Em 2003, a Ferronorte transportou 5,7 milhões de toneladas, sendo responsável pelo transporte de 70% da soja produzida no Mato Grosso e de 50% da soja exportada pelo Porto de Santos. A meta para 2004 é transportar 7 milhões de toneladas de grãos.

De acordo com Luizão, não existe ainda um estudo específico sobre a expansão dos trilhos da Ferronorte por parte dos empresários rondonopolitanos. No entanto, ele garantiu que as empresas que se beneficiarão com a obra já estão comprando áreas próximas ao terminal e montando estruturas. Ele disse ainda que a ACIR já está viabilizando uma parceria com a Prefeitura de Rondonópolis para que essas empresas sejam treinadas e que sejam realizados cursos de capacitação profissional de mão-de-obra. “Toda a parte teórica, a logística dessa chegada dos trilhos para Rondonópolis, fomentando o comércio, será trabalhada pela Associação Comercial e Industrial da cidade”, disse Luizão.

O presidente da ACIR acredita que não demorará muito para que os trilhos saiam de Rondonópolis em direção ao norte de Mato Grosso, passando pela capital Cuiabá. “A passagem da Ferronorte pelo interior do estado será ser muito viável para todos. Evidentemente, o governador Blairo Maggi construirá um Porto Seco aqui na cidade para que fortaleça nosso comércio exterior. Temos produção, logísitica e infra-estrutura”.

O empresário enfatiza que a grande vantagem de Rondonópolis e toda a região é a existência de muita matéria-prima.

A previsão da Brasil Ferrovias é de a obra, que se encontra parada, seja retomada até o final deste ano. O licenciamento ambiental já foi concedido e de acordo com o vice-prefeito de Rondonópolis, Marcos Ribeiro dos Reis, a demora se deve à discussão sobre o traçado original, que colocava o terminal a 70 km da cidade, o que poderia levar à criação de um novo município, por causa da instalação de novas empresas ao longo do trecho. A sugestão de mudança do traçado para a região do aeroporto, a 30 km de Rondonópolis, foi solicitada pelo Governo do Estado e já foi aceita. “Faltam alguns detalhes burocráticos agora”, disse Marcos Reis.

Trecho Rondonópolis – Cuiabá

O trecho está em fase de licenciamento ambiental, com EIA-RIMA já elaborado para o total do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Foi solicitado ao Ibama, em agosto de 2004, o licenciamento prévio para a elaboração do projeto executivo da obra. A previsão é de que a obra tenha início em 2007, com conclusão em 24 meses. Números

No Brasil 60% da produção é escoada por meio de rodovias. Apenas 33% é transportada por ferrovia. A distância média, no Brasil, do produto ao Porto, chega a ser de mil quilômetros.




Fonte: Primeira Hora

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