Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 13:54

    Imprimir


A demógrafa e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômica e Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano, organizou uma série de dados e artigos de vários colaboradores no livro Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?, lançado hoje no IPEA em comemoração aos 40 anos do Instituto e ao Ano Internacional do Idoso. O livro revela que a expectativa de vida dos idosos de ambos os sexos aumentou em mais 14 anos, excluídas as mortes causadas por motivos consideradas evitáveis, como a violência. O livro mostra ainda que aproximadamente 9% da população brasileira são formados por pessoas com mais de 60 anos, e que em pelo menos 25% das famílias existe um idoso que contribui com 54% do orçamento doméstico.

Outro dado apresentado no livro do IPEA é que 87,1% dos idosos do sexo masculino são chefes de família e apenas 12,7% recebem menos de um salário mínimo por mês.

Um dos capitulos do livro é dedicado às políticas públicas voltadas aos idosos, entre elas os avanços com o Estatuto do Idoso, em contrapartida ao que os autores consideram uma distorção, como por exemplo a aposentadoria compulsória. Segundo os pesquisadores, a existência desse tipo de aposentadoria é uma demonstração da falta de reconhecimento dos avanços nas condições de saúde e do aumento da expectativa de vida do brasileiro.

O livro propõe uma reflexão sobre o prolongamento da vida e lança como desafio buscar medidas que garantam uma melhoria no atendimento à saúde dos idosos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372913/visualizar/