Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 06:08

    Imprimir


Dividindo problemas, multiplicando soluções, subtraindo dificuldades e adicionando conhecimento. Este é o slogan da 1ª Olimpíada Salesiana de Matemática (OSM), promovida pelo Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG). O evento educativo busca estimular no aluno o interesse pela matemática, despertando nele que ela pode ser tão útil no dia a dia tal qual é a língua portuguesa e outras ciências. O objetivo do evento institucional também é fazer da matemática uma aliada na solução de problemas da vida que exigem rapidez de raciocínio e exatidão nas decisões.

Além de ser uma competição, a OSM é uma oportunidade de confraternização e desenvolvimento das potencialidades dos alunos, tanto aqueles que têm mais ou aqueles que têm menos facilidade em lidar com números, cálculos e fórmulas. A Olimpíada é voltada para os 1.540 alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental II do CSSG. O evento teve início no dia 9 de setembro e prosseguirá até o mês de novembro.

As provas da OSM consistem em duas etapas. Na primeira, os alunos participam de um torneio de damas e xadrez, com eliminatórias simples, e classificação dos três melhores alunos de cada conjunto de séries. Na segunda etapa, estão previstas três fases, através de prova escrita, de diferentes graus de dificuldade.

“As provas permitem que quem não tenha ido bem nos jogos, possa se recuperar na escrita ou vice-versa”, lembra a orientadora e assessora de matemática do CSSG, Marta Fischer. Conforme a professora Elenir Proença, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, a Olimpíada de Matemática foi concebida por um grupo de dez professores que lecionam na disciplina da 5ª a 8ª série. “A Olimpíada é uma ferramenta importante para desenvolver o conhecimento e aperfeiçoar e capacitar os professores”, avalia.

Nesta primeira fase, a Olimpíada aplica provas de múltipla escolha com 20 a 25 questões e tempo de duração de 2 horas/aula para o aluno resolvê-la. Na segunda, será aplicada outra prova com o mesmo número de questões, mas com três horas de duração. Na terceira fase, será aplicada uma prova discursiva com 4 horas de duração. Somente os que obtiverem melhor colocação prosseguirão nas provas até o final da competição. Serão premiados os alunos que obtiverem as 10 melhores colocações finais com medalhas de ouro, prata e bronze a seremão oferecidas aos três primeiros colocados, e menções honrosas do 4º ao 10º colocado. Nesta quinta-feira (7), nas duas primeiras aulas, no período matutino, haverá aplicação da prova escrita da OSM. A próxima prova escrita está marcada para o dia 30 deste mês, das 7h30 às 10h30.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372968/visualizar/