Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 07 de Outubro de 2004 às 06:07
Por: Luciana Giradelo

    Imprimir


Cinco vereadores eleitos no dia três de outubro formam a “jovem guarda” da política mato-grossense, incluídos na faixa etária de 18 a 20 anos. Dentre os políticos “mirins”, uma vereadora de Colíder se destaca como a mulher mais jovem eleita no Estado no pleito de 2004, tanto na disputa majoritária como na proporcional. Ismaili de Oliveira Donassan, 18 anos, venceu os oponentes com 515 votos, imbuída da proposta de lutar pela ampliação do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município.

A jovem vereadora do PTB representa ainda a única voz feminina na Câmara de Colíder, para a qual foram eleitos oito vereadores do sexo masculino. A carreira de Ismaili começou no dia 10 de maio de 2002, quando proferiu o discurso de defesa da instituição de um campus da Unemat no município. “Eu era estudante secundarista e fui escolhida para apresentar as reivindicações dos estudantes aos políticos que participavam de um evento na cidade. Depois disso, fui chamada para filiar no PTB e comecei a minha militância”, contou a jovem.

Ismaili Donassan relata que teve uma campanha modesta, baseada exclusivamente no corpo-a-corpo. “Foi uma eleição disputada na raça. Não pus um carro de som, nenhuma placa em poste. Foi na garganta mesmo. Do meu bolso, saíram 67 reais”, gabou-se a vereadora. As propostas da campanha eleitoral, disse, foram direcionadas aos jovens de Colíder. A vereadora petebista trabalhou pela estruturação da Unemat, ampliação dos cursos, além do fortalecimento do esporte e da construção de centros de lazer.

A vereadora começou a trabalhar aos 13 anos, atuava desde os 15 num laboratório de análises clínicas de Colíder e se afastou da empresa para se dedicar à campanha eleitoral. Ismaili Donassan integra o grupo político do deputado estadual José Geraldo Riva (PTB) e integrará a base de sustentação do novo prefeito. A mais jovem das legisladoras é também exemplo de uma minoria de mulheres que conseguiram se eleger para cadeiras no poder legislativo.

MULHER NA CÂMARA - Dos 1.291 vereadores eleitos em Mato Grosso, 1.124 são homens e 167 mulheres. Em 41 municípios, não haverá participação da mulher nas câmaras no próximo ano. Acorizal, Alto Boa Vista, Cáceres, Guiratinga, Juscimeira, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, Sorriso e Vila Bela da Santíssima Trindade são algumas das cidades que não tiveram uma mulher eleita para as câmaras de vereadores.

A discrepância dos números é evidente ao se considerar que os 1.124 vereadores representam 87,064% do quadro de vereadores eleitos, enquanto as mulheres constituem 12,936%. Dos 141 municípios, há quatro deles em que a composição por gênero quase equiparou. Em Barra do Garças, dos 10 eleitos, quatro são mulheres; em Campos de Júlio, são quatro mulheres para cinco homens; o mesmo ocorre em Dom Aquino e em Porto Alegre do Norte.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/372970/visualizar/