Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 04 de Outubro de 2004 às 17:59

    Imprimir


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira a apreensão de sal das marcas Pinto e Matheus, das fabricantes D.N. da S.Pinto e F. de Souza Neto, respectivamente. O primeiro produto está com o registro vencido e o outro não possui registro na agência. Ambos foram expostos ao consumo sem iodo.

A determinação é válida em todo o país e foi baseada em resultados insatisfatórios dos laudos de análise do laboratório central Almino Fernandes, localizado em Natal (RN).

A ingestão de sal iodado é importante para prevenir o bócio, uma das mais visíveis doenças decorrentes da carência de iodo. A ausência desse nutriente na dieta pode causar ainda abortos, retardo mental no feto e nascimento prematuro. A adição de iodo no sal é obrigatória desde 1953. Atualmente, o sal deve conter entre 20 e 60 miligramas de iodo por quilograma.

Empresas, distribuidores e estabelecimentos que desrespeitarem a determinação estão sujeitos a notificações e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Cabe às vigilâncias sanitárias locais a fiscalização do cumprimento da determinação.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373219/visualizar/