Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Outubro de 2004 às 12:45
Por: Anelize Monteiro

    Imprimir


Dois municípios mato-grossenses participam hoje da primeira eleição. Com o desmembramento de Tapurah, pouco antes das eleições de 2000, os eleitores de Itanhangá e Ipiranga do Norte (a 504 e 538 km ao Norte de Cuiabá, respectivamente) vão às urnas para escolher o primeiro prefeito.

Ipiranga do Norte, com menos de 2 mil eleitores, conta com apenas um candidato a prefeito, o agricultor Ilberto Effting (PPS). Para ser eleito, precisa obter pelo menos 50% e mais um voto. Existem ainda 32 candidatos às 9 cadeiras na Câmara.

Já na vizinha Itanhangá, dois candidatos disputam a prefeitura: Valdir Campagnolo (PPS) e Vanderlei Proenço Ribeiro (PTB). No município, 56 candidatos concorrem para vereador.

Até que o novo prefeito tome posse, em janeiro, as duas cidades continuam ligadas a Tapurah. Sem sede para a Prefeitura nem para abrigar a Câmara Municipal, os municípios vão ter que aguardar repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para organizarem a infra-estrutura administrativa. O FPM começa a ser repassado a partir do dia 10 de janeiro. Devem chegar a R$ 130 mil por mês. Até então, as cidades não têm orçamento próprio e dependem da administração tapurahense.

Os municípios registraram um grande crescimento no número de eleitores, desde 2002. Naquele ano, Ipiranga do Norte contava com 2,2 mil eleitores contra os atuais 3,3 mil, o que representa um crescimento de 50%. Já Itanhangá registra hoje 58% a mais de eleitores neste período. A proporção de eleitores quanto ao sexo também é parecida nas duas cidades. Em Ipiranga do Norte existe cerca de 1,2 mil eleitores do sexo masculino (58%) contra menos de 900 mulheres. Em Itanhangá a proporção de eleitores do sexo masculino é pouco maior. Corresponde a 60% do total.

As duas cidades juntas representam 0,3% dos eleitores de Mato Grosso. Em Ipiranga do Norte, a maioria dos eleitores possui entre 25 e 44 anos de idade. Em Itanhangá, a faixa etária dos eleitores é pouco mais elevada, com maior número entre 35 e 59 anos.

Com a emancipação das cidades, Tapurah passou a ter 4,5 mil eleitores e 12 mil habitantes.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373318/visualizar/