Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 02 de Outubro de 2004 às 22:54

    Imprimir


A disputa pelas cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra terá um ingrediente extra neste pleito. Trata-se do número de cadeiras da próxima legislatura, que sofreu uma redução das atuais 14 vagas para 10.

A disputa pelas cadeiras do Legislativo envolve 104 candidatos que representam 15 partidos. O PFL e o PMDB oferecem aos eleitores, respectivamente, 12 e 15 candidatos. A coligação “Tangará em Boas Mãos”, que reúne PPS, PTB, PP, PSDB e PRP, conta com 50 candidatos, contra 18 postulantes da frente Tangará Honesta e Solidária, formada por PT, PDT, PC do B, PSDC e PSTU. A coligação “Honestidade, Trabalho e Paz”, do PL, PSB e PMN, possui 14 candidatos à vereança. No pleito anterior, em 2000, foram 133 candidatos.

A redução do número de cadeiras na Câmara foi confirmada ainda no primeiro semestre pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com a decisão, o Legislativo local teve uma redução de quase 30% no número de vereadores. Com isso, o quociente para o preenchimento das vagas na Câmara Municipal subiu.

O cálculo para se obter o quociente inclui somente os votos válidos, ou seja, os nominais e de legenda. Votos brancos não são considerados válidos. Por exemplo, se os votos válidos somarem 38.000 sufrágios, divide-se este total pelo número de vagas na Câmara. Então, segundo este exemplo, o quociente seria de 3.800 votos. Para cada 3,8 mil votos obtidos, o partido tem direito a uma vaga no Legislativo. As siglas que não obtiverem um total mínimo correspondente ao quociente, não terá direito a representação na Câmara.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/373423/visualizar/