Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 24 de Setembro de 2004 às 15:55
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


A chapa única para a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, a ser eleita no próximo dia 30, já tem os seus membros praticamente definidos. Encabeçada pelo peemedebista Silval Barbosa e, tendo na primeira-secretaria José Riva (PTB), a futura Mesa contempla também deputados do PFL, PPS e PSDB.

Apesar do avanço nas negociações de bastidores, há ainda três encontros programados, um deles para hoje à noite e outro para segunda-feira pela manhã, com vistas à definição oficial.

Com dois deputados, o PT é a única sigla excluída do processo. Há rumores de que alguns cargos possam ser redefinidos, apesar de parlamentares do PSB, PL e PP terem assumido compromisso de apoiar a chapa, mesmo não fazendo parte delas.

Pelo acordo, além de Silval e Riva, comporão a nova Mesa os deputados Zeca D"Ávila e José Carlos de Freitas (ambos PFL), Mauro Savi e João Malheiros (os dois do PPS) e Carlos Carlão (PSDB) - ver quadro abaixo.

"Estamos acabando de fechar a chapa única", disse ontem o deputado Silval, evitando citar nomes. Alega que qualquer declaração pode comprometer acordos.

A chapa vem sendo articulada com quase um ano de antecedência e garante outra "dobradinha" no comando da Assembléia, deste vez com Silval na presidência e Riva na primeira-secretaria. Será a terceira vez que Riva, atual presidente pelo terceiro mandato, ocupará também o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. Voltará a ser o ordenador de despesas do legislativo mato-grossense, que detém orçamento anual de R$ 117,8 milhões.

Com 1.380 funcionários, incluindo ativos, inativos e os 24 deputados, a AL gasta algo em torno de R$ 4,8 milhões mensais com a folha salarial. A posse da futura 16ª Mesa só acontece em fevereiro de 2005. Mesmo assim, a eleição já está marcada para 30 de setembro, três dias antes dos 1,8 milhão de eleitores mato-grossenses irem às urnas para escolha dos 141 prefeitos e vices e dos 7.682 vereadores.

A eleição da Mesa para o biênio 2005/2007, que deveria ocorrer em de dezembro, foi antecipada para setembro. A Proposta de Emenda Constitucional, apresentada pelo deputado Humberto Bosaipo (sem partido), foi aprovada julho deste ano.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374115/visualizar/