Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 16:48

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá início na próxima segunda-feira (27.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, ao curso de capacitação dos professores alfabetizadores do programa Letração. Lançado em 2003, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o programa tem como meta erradicar o analfabetismo em Mato Grosso até 2006.

Nesta primeira etapa serão capacitados 429 professores alfabetizadores de Cuiabá e Baixada Cuiabana. Na segunda etapa, que acontecerá de 5 a 9 de outubro, participarão 1.419 alfabetizadores do restante do Estado. A coordenadora executiva do Letração, Evanildes Bordalho, adianta que o início das aulas será no dia 18 de outubro, para 37 mil alunos.

Cerca de 2.000 alfabetizadores serão capacitados por professores formadores que passaram por um curso no início de agosto. Segundo Evanildes, a meta é alfabetizar os 224.760 jovens e adultos do Estado, a partir de 15 anos de idade.

Ela explica ainda que, nesta primeira etapa, o programa vem sendo desenvolvido em 86 municípios que apresentaram o maior número de analfabetos, de acordo com o último censo populacional. "Em seguida, serão atendidas outras cidades. Nesse primeiro momento temos o compromisso de alfabetizar 40 mil jovens".

As aulas serão ministradas durante 200 dias letivos, ou seja, cinco meses, com duas horas por dia e 10 horas por semana. O horário das aulas é flexível, sendo que a carga horária deverá adequar-se às peculiaridades locais e às necessidades de cada turma. O professor receberá R$ 15 por aluno.

Concluída a etapa de alfabetização, os alunos serão encaminhados às escolas de Educação de Jovens e Adultos para continuar seus estudos. Evanildes adianta que a Seduc vai expandir em três anos, em parceria com os municípios, a oferta do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série para os alunos do Letração.

DADOS - No Brasil existem 35 milhões de analfabetos funcionais (são aqueles que já passaram pelo sistema de ensino) jovens e adultos. O país conta com cerca de 16 milhões de analfabetos absolutos acima de 15 anos, representando 13,6% da população brasileira. Em Mato Grosso o número chega a 224.760 pessoas não alfabetizadas, o que corresponde a 11,1% da população, sendo que, a maioria é de 25 a 59 anos.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374256/visualizar/