Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 11:28

    Imprimir


O Projeto Pixinguinha, interrompido em 1997 e que a Funarte (Fundação Nacional de Arte) do Ministério da Cultura resolveu reeditar a partir deste ano, estará em Cuiabá, no próximo dia 28 de setembro, com um show de Billy Blanco, Sebastião Tapajós, Tambolelê e Titane, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. A apresentação está marcada para as 20 horas e a entrada é franca.

Para esta nova fase do Pixinguinha, a Funarte selecionou 48 artistas, entre novos e consagrados, como a mato-grossense Vera Capilé. Divididos em quatro grupos, cada um percorrerá um roteiro diferente, incluindo todas as capitais e mais quatro cidades brasileiras.

O grupo de artistas que se apresentará em Cuiabá - a Caravana 4 – é dirigido pelo premiado diretor de teatro João das Neves, para quem ´´o retorno do Projeto Pixinguinha reacende uma esperança: a esperança de que o Brasil, através de sua música inigualável e de seus melhores intérpretes, se dê a conhecer e se reconheça.´´ Na sua opinião, ´´o Pixinguinha foi e certamente voltará a ser a melhor terapia contra os modismos descartáveis, impostos pela grande mídia.´´

O Projeto – Criado em 1977, o Projeto Pixinguinha foi um dos mais importantes programas da música popular brasileira. Através dele, artistas então desconhecidos, como Zizi Possi, Leila Pinheiro e Djavan, foram apresentados aos grande público ao lado de nomes já famosos como Elizeth Cardoso, Martinho da Vila, Nara Leão e Paulinho da Vila, entre outros. Durante vinte anos, os espetáculos percorreram as capitais e quase todas as grandes cidades, de Norte a Sul do País, num total 3.673 shows, que reuniram mais de 694 cantores e músicos solistas, sem contar os acompanhantes.

Ana Hollanda, Diretora do Centro de Música da Funarte, explica que os espetáculos acontecerão simultanemente, a cada mês, sempre com dois nomes consagrados e um artista selecionado dentre os indicados pelas secretaria de cultura locais.

Quem é quem no show de Cuiabá – O paraense Billy Blanco é autor de mais de 300 canções, gravadas por grandes nomes da MPB como Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Sílvio Caldas, Wilson Simonal e Jair Rodrigues, entre outros, muitas em parceria com Tom Jobim, Sebastião Tapajós e Sílvio Caldas. Compôs, também, diversas trilhas para cinema e teatro.

Conterrâneo de Billy Blanco, Sebastião Tapajós se radicou no Rio de Janeiro, depois de estudar violão em Portugal e na Espanha. Lançou seu primeiro disco em 1967. Construiu uma sólida carreira internacional devido a inúmeras turnês que realizou, onde se apresentou ao lado de astros como Astor Piazzolla, Paquito d`Rivera, Hermeto Pascoal, Sivuca, Baden Powel, Gery Mulligan e outros. Tambolelê é um trio mineiro de voz e percussão que existe há dez anos, já tendo gravado dois CD´s.

Mistura ritmos africanos e a música mineira, dando-lhes uma embalagem moderna. Além de instrumentos convencionais, o grupo usa, também, outros que são fabricado por um dos seus integrantes, o Santonne. Titane é uma cantora mineira que começou sua carreira em 1979. Já lançou dois discos e, em 1997, teve sue nome incluído como revelação dos anos 90 no livro ´´MPB- a História de um Século´´, de Ricardo Cravo Alvim. Titane já excursionou por diversas cidades européias.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374293/visualizar/