Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Setembro de 2004 às 15:01
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


Estima-se que 230 mil crianças foram imunizadas contra Poliomielite, Sarampo e Rubéola

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) estima que 90% do público alvo da campanha de multivacinação esteja imunizado contra Poliomielite, Sarampo, Rubéola e Caxumba. Crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos, receberam vacina contra a Poliomielite e receberam a Tríplice Viral. E as crianças de 0 a 19 anos foram vacinadas contra a Hepatite B. A estimativa é que 230 mil crianças tenham sido imunizadas contra Poliomielite, Sarampo e Rubéola.

A superintendente de Saúde Coletiva da Ses, Moema Couto Silva Blatt, confirmou que a campanha de multivacinação já terminou, em Mato Grosso, no dia 3 de setembro, mas a vacinação continua. Ela explicou que a "campanha" foi o esforço concentrado para conscientizar o maior público possível da necessidade de vacinação. Mas que, agora, o processo de vacinação entra na fase de rotina. "Essa rotina", completou a superintendente, "envolve a busca casa a casa de crianças e adolescentes para serem vacinadas".

Moema Blatt ressaltou que Mato Grosso tem peculiaridades que tornam necessária essa abordagem. "Nas principais cidades, como Cuiabá, 98% dos moradores residem na área urbana e apenas 2% na zona rural. No interior a realidade é outra", comentou. "Temos também a vacinação em áreas de difícil acesso, como no caso dos assentamentos e aldeias indígenas. E essa é outra peculiaridade de Mato Grosso".

A meta que a Superintendência de Saúde Coletiva busca alcançar é a de 100 por cento de homogeneidade da vacinação. Moema Blatt disse que há uma diferença entre a cobertura de vacinação, que é estipulada em uma média de 95 por cento pelo Ministério de Saúde (MS). "Com esse percentual você tem uma segurança do controle da doença", ela informou.

Já a taxa de homogeneidade significa que em todos os municípios foi alcançado aquele determinado percentual de cobertura. "Você pode ter", exemplificou a superintendente, "95,1% de média de cobertura vacinal mas se tiver 100% de taxa de homogeneidade, isso é o ideal". O balanço final da campanha será em 24 de setembro.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374958/visualizar/