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Obras de asfaltamento terão início em 2005
Porém, a recuperação do asfalto já existente preocupa; Pedro Satélite teme interrupção de trechos entre Cuiabá e a divisa com o Pará
As obras de asfaltamento da rodovia BR-163, no trecho que falta até o Porto de Santarém, no Pará, poderão ter início no segundo semestre do ano que vem. Pelo menos, é essa a expectativa dos deputados Pedro Satélite (PPS) e Dilceu Dal’Bosco (PFL).
Eles acreditam que desta vez, com as audiências públicas oficiais para licitação que foram feitas, o projeto saia do papel para tornar-se realidade.
“Eu sou uma pessoa bastante otimista, por tudo que o governo vem fazendo. Esse estudo feito por 15 Ministérios, e as audiências públicas já realizadas, aponta para a realização dessas obras de asfaltamento da BR-163 até Santarém, e que há mais de duas décadas vem sendo o sonho das populações do norte de Mato Grosso e principalmente do sul Pará”, ressaltou Dilceu Dal’Bosco.
O deputado Pedro Satélite também não tem mais dúvida quanto o início das obras na BR-163. No entanto, faz uma observação: “Isso já deveria ter acontecido a muitos anos”. Ele avalia que entraves burocráticos, principalmente causados pelo Ministério do Meio Ambiente, provocaram o atraso na execução da obra.
No entanto, esclarece que com as audiências públicas realizadas em Sinop, Guarantã, Novo Progresso, Itaituba e Santarém, onde houve a aprovação da grande maioria dos participantes, cabe agora ao Ministério do Meio Ambiente expedir documento para que seja feita a autorização para a pavimentação do trecho na divisa de Mato Grosso com o Pará até Santarém.
No momento, a grande preocupação com a rodovia, fica por conta da recuperação na sua pavimentação. Segundo Satélite, de Cuiabá até Nova Santa Helena tem vários trechos cuja recuperação foi sendo “empurrada de barriga”.
E alerta para o fato de que “apenas neste momento está se falando em licitação. Ela será feita agora no mês de setembro, pode entrar até no mês de outubro. E até que se libere isso, as chuvas já começaram e nós corremos o sério risco de neste ano a BR-163 ficar totalmente interrompida em alguns trechos entre Cuiabá e a divisa de Mato Grosso com o Pará”.
O deputado Pedro Satélite considera a demora na licitação da obra de recuperação do asfaltamento da BR-163 um erro do governo federal. “Ele deveria ter feito isso antes, ou então realizasse um trabalho de emergência”. Para o parlamentar do PPS, não há condições de fazer o trabalho agora.
“Acho isso uma enrolação e quem vai pagar um preço muito alto novamente é a população, é a classe produtora. Não adianta Mato Grosso ser o maior produtor de soja, de algodão, se daqui a pouco essa produção não vai poder ser escoada.
Então isso para mim é um absurdo. Nós não podemos aceitar. Mas a situação está aí e pouco se tem para fazer. Infelizmente o governo federal está pecando”, lamenta Pedro Satélite.
As obras de asfaltamento da rodovia BR-163, no trecho que falta até o Porto de Santarém, no Pará, poderão ter início no segundo semestre do ano que vem. Pelo menos, é essa a expectativa dos deputados Pedro Satélite (PPS) e Dilceu Dal’Bosco (PFL).
Eles acreditam que desta vez, com as audiências públicas oficiais para licitação que foram feitas, o projeto saia do papel para tornar-se realidade.
“Eu sou uma pessoa bastante otimista, por tudo que o governo vem fazendo. Esse estudo feito por 15 Ministérios, e as audiências públicas já realizadas, aponta para a realização dessas obras de asfaltamento da BR-163 até Santarém, e que há mais de duas décadas vem sendo o sonho das populações do norte de Mato Grosso e principalmente do sul Pará”, ressaltou Dilceu Dal’Bosco.
O deputado Pedro Satélite também não tem mais dúvida quanto o início das obras na BR-163. No entanto, faz uma observação: “Isso já deveria ter acontecido a muitos anos”. Ele avalia que entraves burocráticos, principalmente causados pelo Ministério do Meio Ambiente, provocaram o atraso na execução da obra.
No entanto, esclarece que com as audiências públicas realizadas em Sinop, Guarantã, Novo Progresso, Itaituba e Santarém, onde houve a aprovação da grande maioria dos participantes, cabe agora ao Ministério do Meio Ambiente expedir documento para que seja feita a autorização para a pavimentação do trecho na divisa de Mato Grosso com o Pará até Santarém.
No momento, a grande preocupação com a rodovia, fica por conta da recuperação na sua pavimentação. Segundo Satélite, de Cuiabá até Nova Santa Helena tem vários trechos cuja recuperação foi sendo “empurrada de barriga”.
E alerta para o fato de que “apenas neste momento está se falando em licitação. Ela será feita agora no mês de setembro, pode entrar até no mês de outubro. E até que se libere isso, as chuvas já começaram e nós corremos o sério risco de neste ano a BR-163 ficar totalmente interrompida em alguns trechos entre Cuiabá e a divisa de Mato Grosso com o Pará”.
O deputado Pedro Satélite considera a demora na licitação da obra de recuperação do asfaltamento da BR-163 um erro do governo federal. “Ele deveria ter feito isso antes, ou então realizasse um trabalho de emergência”. Para o parlamentar do PPS, não há condições de fazer o trabalho agora.
“Acho isso uma enrolação e quem vai pagar um preço muito alto novamente é a população, é a classe produtora. Não adianta Mato Grosso ser o maior produtor de soja, de algodão, se daqui a pouco essa produção não vai poder ser escoada.
Então isso para mim é um absurdo. Nós não podemos aceitar. Mas a situação está aí e pouco se tem para fazer. Infelizmente o governo federal está pecando”, lamenta Pedro Satélite.
Fonte:
AL
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375148/visualizar/
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