Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 11:31
Por: ROSANA PERSONA

    Imprimir


Mais de 800 pessoas participaram do 25º Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Durante o 25º Congresso Nacional de Milho e Sorgo e 1º Simpósio Brasileiro sobre a lagarta do cartucho, encerrado nesta quinta-feira (02.09) em Cuiabá, pesquisadores, professores e estudantes apresentaram 450 trabalhos científicos e técnicos, entre palestras, conferências e mesas redondas. Durante cinco dias, os participantes conheceram tudo sobre a cultura do milho e sorgo e a lagarta do cartucho que ataca também as culturas de arroz e algodão, causando prejuízos para os produtores acima de US$ 400 milhões.

Durante o congresso, o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, afirmou que a empresa está em uma nova fase e promove cursos para garantir o atendimento aos pequenos produtores com qualidade, como é o caso do congresso nacional, que contou com a participação dos mais importantes pesquisadores e melhoristas do Brasil.

Segundo Paquer, esse evento promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empaer abordou temas científicos, econômicos, financeiros apresentando o desenvolvimento da cultura do milho e sorgo no Brasil com enfoque especial na região Centro-Oeste. "O diferencial do congresso foi a realização do curso para 240 pequenos produtores e 75 extensionistas, treinados para atender o interior do Estado", afirma Aréssio.

Mais de 800 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores de todo país, além de produtores rurais, participaram. O presidente do Congresso e pesquisador da Empaer, João Acássio Muniz ressalta que o evento atingiu os objetivos, mostrando para os participantes o crescimento da agricultura no estado de Mato Grosso nos últimos anos e a projeção de desenvolvimento, principalmente do milho safrinha. "Não tenho dúvida de que em breve seremos o maior produtor de milho safrinha do país", enfatiza Muniz.

O próximo congresso será realizado no ano de 2006, no Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. "Tenho certeza que até o próximo evento estaremos com novos resultados e de forma positiva contribuindo não só para o desenvolvimento do pequeno produtor, mas também do Estado de Mato Grosso", diz João Acássio.




Fonte: Empaer

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375151/visualizar/