Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 11:21

    Imprimir


Vai ter início a maior festa do desporto estudantil de Mato Grosso. Com uma cerimônia marcada para hoje à noite, no ginásio Pianão, em Primavera do Leste, cerca de 2.900 alunos-atletas de 38 municípios, se concentram para a abertura dos XXVII Jogos Estudantis Mato-grossenses (JEM’s). O evento é promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), em parceria com a Prefeitura de Primavera.

Tão esperada pelas equipes classificadas - campeãs e vice dos Jogos Regionais Estudantis -, a edição 2004 dos JEM’s movimentará 159 equipes de vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol de campo e atletismo (masculinas e femininas) durante oito dias.

Também haverá disputas nas modalidades de natação, tênis de mesa e xadrez. A tabela com os jogos e o regulamento geral serão apresentados em congresso técnico marcado para a tarde desta sexta-feira (15 horas), na Associação Comercial de Primavera do Leste. As últimas delegações devem desembarcar até o meio-dia.

Ontem (02.09), a comissão organizadora do evento já trabalhava na conclusão dos preparativos e a programação de abertura já estava definida: A solenidade prevê desfile das delegações, seguida de execução do Hino Nacional, com hasteamento das bandeiras, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e fala das autoridades. A seguir, haverá uma apresentação de GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) por um grupo local.

Para fechar a primeira noite dos JEM’s, o público ainda assistirá uma partida de esporte de quadra - vôlei, handebol, basquete ou futsal - envolvendo uma equipe da casa. Esse jogo, que pode envolver times de naipe masculino ou feminino, será definido no congresso técnico. Os demais torneios serão abertos no sábado (04.09).

Com presença confirmada na cerimônia de abertura, o secretário de Esportes do Estado, Laércio de Arruda destaca a importância dos Jogos Estudantis Mato-grossenses: "Este é um momento ímpar para o desporto escolar. Atletas de todas as partes do Estado (Norte, Sul, Leste, Oeste, Médio Norte e Capital) estarão se confraternizando e vivendo intercâmbio. Os JEM’s são considerados um dos mais importantes eventos promovidos pela Seel por servir de estímulo a atletas da faixa etária que vai dos 14 aos 17 anos, carente de competições. Tenho certeza que bons atletas serão revelados para o nosso esporte. Porém, o mais importante para eles, é participar e viver este momento".

CAPITAL - Com a maior delegação de toda a competição - só não leva representante no tênis de mesa -, a equipe cuiabana embarca por volta das 7 horas desta sexta-feira (03.09), em ônibus especiais saindo em frente ao centro esportivo do Dom Aquino. A equipe viaja com total apoio da Sedel (Secretaria de Desporto e Lazer do Município) que espera bons resultados. No ano passado, a delegação da Capital realizou a melhor campanha, conquistando vários títulos. "Nossos atletas estão bem preparados e dispostos a reeditar a boa atuação de 2003", disse o secretário de Esportes do Município, Expedito Sabino.

No time da Capital, um dos grandes destaques é a atleta Adryely Araújo (GR Eletro), campeã brasileira mirim dos 1.500 e 3.000 metros e grande favorita à medalha de ouro nessas provas, nos JEMs.

Também estarão envolvidos nestes JEM’s equipes de Cáceres, Comodoro, Várzea Grande, Araputanga, Pontes e Lacerda, Poconé, São José dos Quatro Marcos, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Juara, Nova Mutum, Juína, Campo Novo do Parecis, Rosário Oeste, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Matupá, Marcelândia, Água Boa, Barra do Garças, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Querência, Canarana, Rondonópolis, Poxoréo, Pedra Preta, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Barão do Melgaço e Alto Araguaia, além de Primavera do Leste.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375153/visualizar/