Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2004 às 15:02

    Imprimir


O grupo Expedicionários da Saúde parte nesta sexta-feira de Campinas (SP), a 90 quilômetros de São Paulo, rumo à terceira expedição, no Amazonas (AM), para promover atendimento médico a tribos indígenas situadas na Bacia do Rio Negro. O destino é a região Cabeça do Cachorro-Iauarete, a dois mil quilômetros a noroeste de Manaus (AM).

A ONG - Organização Não-Governamental foi criada para promover as expedições e desenvolver programas de saúde junto à população indígena da Bacia do Rio Negro, região um pouco maior que Portugal (Europa). De acordo com os integrantes do grupo, vivem na área cerca de 30 mil índios, aproximadamente 20% da população indígena brasileira, de diferentes etnias.

O atendimento é feito nas próprias tribos. Casos mais graves são encaminhados a hospitais próximos. Na expedição anterior, em setembro de 2003, o grupo improvisou ambulatórios para intervenções cirúrgicas de pequeno porte.

Segundo os médicos voluntários, foram feitos cerca de 200 atendimentos e 60 pequenas cirurgias ano passado. A estimativa é de que um número próximo de atendimentos ocorra este ano.

A equipe é formada por um cirurgião geral, um sanitarista, um oftalmologista, um urologista, uma fisioterapeuta, um anestesista, um otorrinolaringologista, uma ortopedista, um cirurgião ortopedista, um enfermeiro técnico em raio-X e um documentarista. (Amazônia)




Fonte: Ambiente Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375397/visualizar/