Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 08:39

    Imprimir


Um comitê integrado por mais de 60 cientistas, entre eles um prêmio Nobel de Medicina, apóia a lei que autoriza pela primeira vez a pesquisa com células-tronco que será submetida a votação popular na Suíça no próximo mês de novembro.

Os cientistas argumentam que doenças atualmente incuráveis poderão ser tratadas um dia graças a eventuais descobertas nesse setor. Mas eles assinalam que serão necessários trabalhos de pesquisa antes que se pense nas possibilidades de aplicação prática.

Por isso, é preciso ter a possibilidade de pesquisar, afirmaram os representantes do comitê denominado "Sim às pesquisas em torno das células-tronco na Suíça", que foi apresentado na segunda-feira passada à imprensa em Berna.

Os cientistas estudam se as células-tronco podem ser utilizadas para conservar ou renovar órgãos distintos e tecidos do corpo humano e, ao mesmo tempo, analisam o transplante de células sadias a tecidos lesionados.

Algumas doenças como o mal de Parkinson e o diabetes poderiam curar-se um dia graças a esses trabalhos, argumentam os especialistas, entre eles o Nobel de Medicina (1996) Zinkernagel, assim como vários reitores de universidades, como a de Zurique, e presidentes de escolas politécnicas.

O resultado da votação popular dessa lei é também muito importante sob o ponto de vista do futuro da Suíça como centro de pesquisa, segundo Sabina Gallati, professora de genética humana em Berna e membro da comissão nacional de ética.

O corte das subvenções públicas à pesquisa, por um lado, e das limitações e proibições que sofrem, por outro, obriga cada vez mais cientistas suíços irem trabalhar no Exterior, afirma Gallati.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375861/visualizar/