Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 21 de Agosto de 2004 às 16:57
Por: NEUSA BAPTISTA

    Imprimir


Demonstrar e discutir a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso foi o objetivo da palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento de Mato Grosso", proferida pelo superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secitec, Adnauer Daltro, esta manhã no estande do Governo do Estado, durante a realização do encontro Amazontech 2004, no Centro de Eventos do Pantanal.

Contrapondo o desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável, o superintendente chamou a atenção para o fato de que a ciência precisa estar a serviço do desenvolvimento sustentável dentro do seu ambiente peculiar. "Um povo que tem ciência de seu ambiente também tem armas mais fortes para domina-la. Caso contrário,outros poderão vir e tomar conta", advertiu.

PRIORIDADES - Agronegócio, Agricultura Familiar, Biotecnologia, Desenvolvimento Tecnológico; Educação, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Realidade Sócio-Cultural, Saúde, tecnologia da Informação e da Comunicação e Turismo são as áreas estratégicas para a inserção das atividades de Ciência e Tecnologia.

O Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), foi apresentado. Ele inclui o apoio à pesquisa científica, isto é, a projetos de pesquisa; eventos; publicações, etc; apoio a projetos de inovação tecnológica, ou seja, a pequenas empresas; pólos tecnológicos; a apropriação de tecnologias e a arranjos produtivos locais; além da concessão de bolsas de qualificação, jovem pesquisador; iniciação científica; Mestrado; Doutorado e para Professor Visitante. "Apenas este ano, a Fapemat já lançou quatro editais: um para concessão de bolsas de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica; um para o financiamento de eventos científicos; um edital para projetos induzidos e um edital universal", informou o superintendente. Além disso, há também os apoio a programas especiais, isto é, contrapartida em programas nacionais e regionais e o apoio institucional direcionado.

Entre os projetos de inovação tecnológica apresentados estava o de Arranjos Produtivos Locais, definidos como "aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, que apresentam vínculos consistentes de articulação, interação, cooperação e aprendizagem". As propostas de Arranjos Produtivos Locais registradas até atualmente são os APLs de Móveis de Cuiabá/Várzea Grande, Lucas de Rio Verde, Alta Floresta e Sinop; de Confecções de Rondonópolis, de Vestuário de Cuiabá/Várzea Grande, de Apicultura do Sudoeste de Mato Grosso – Cáceres; do Leite, de Diamantino, de Turismo do Pantanal – Rota Cáceres, Poconé, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, Turismo no Vale do Araguaia – Barra do Garças e do Vale do Guaporé – Rota Cáceres, Vila Bela.

O superintendente elencou entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secitec no âmbito do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional) o projeto de recuperação de pastagens degradadas no Estado de Mato Grosso para o qual serão repassados R$ 347.448,00 pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Fapemat.

Outro programa apresentado foi de Popularização da Ciência, segundo o qual serão instalados museus de Ciência; bibliotecas e arquivos e informação em C&T. O Programa de Formação Qualificada (Educação Profissional e Tecnológica), que prevê a expansão e manutenção da Educação Profissional e Tecnológica por meio do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) e o Programa de Educação Superior, que prevê a expansão, manutenção e melhoria do Ensino Superior.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375887/visualizar/