Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 21 de Agosto de 2004 às 15:58
Por: NUNES MACIEL

    Imprimir


Para estimular as atividades esportivas e buscar estimular novos talentos no esporte, Mato Grosso faz parte agora do projeto "Dia Nacional de Descoberta de Talento Desportivo", criado pelo Governo Federal. Incluído no programa, Mato Grosso vai participar do processo e nesta segunda-feira (23.08), uma equipe coordenada pela Supervisão de Desporto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, inicia os trabalhos.

O programa tem como meta avaliar cerca de 100 mil estudantes entre 10 e 15 anos para descobrir talentos esportivos e disponibilizá-los para as entidades esportivas, no dia 5 de setembro. O evento será realizado simultaneamente em todas as capitais brasileiras, em espaços públicos. Em Mato Grosso, pelo menos 1.500 jovens devem ser testados.

Com esta ação, o Ministério do Esporte pretende identificar crianças e adolescentes que apresentam níveis de desempenho, em atividades físicas, superiores a média da população. Por exemplo, crianças altas, de braços compridos e que tenham estatura, serão testadas. Essa descoberta vai permitir a inserção, o desenvolvimento e o aprimoramento no esporte competitivo, proporcionando um aumento de quantidade e qualidade à base esportiva nacional.

Os estudantes selecionados serão incluídos em um banco de dados do Ministério, chamado Banco de Talentos, que será disponibilizado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), confederações, federações, clubes e demais instituições interessadas em investir para formação de novos atletas.

AVALIAÇÃO - Profissionais de Educação Física de todo país serão capacitados pelo Ministério do Esporte para utilizar uma metodologia única de avaliação. Na bateria de testes constam, entre outras, avaliações de medida da estatura e da envergadura, teste de flexibilidade, de força-resistência, de agilidade e de velocidade.

Ao término deste processo, os dados serão lançados em um programa de computador que compara os resultados com as informações dos atletas campeões, em cada modalidade, apontando os possíveis talentos esportivos.

Continuidade - Após o Dia da Descoberta do Talento Esportivo as avaliações continuam nas escolas através do programa Talento Esportivo na Escola. Durante um mês, escolas de todos os Estados continuarão avaliando seus estudantes no momento das aulas de educação física.

Na segunda fase, a meta do Ministério do Esporte é avaliar 1,9 milhão de estudantes das escolas selecionadas para o projeto. Os destaques também serão incluídos no Banco de Talentos. A meta final do Programa Descoberta de Talentos Esportivos é cadastrar 40 mil novos atletas.




Fonte: Assessoria/Seel

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375891/visualizar/